O Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como "derrame", é uma condição médica que exige atenção imediata, independentemente da idade. Em termos simples, o AVC acontece quando ocorre uma interrupção do fluxo sanguíneo ou extravasamento de sangue no cérebro do paciente e, se não for tratado rapidamente, pode ser irreversível e causar sequelas no paciente. Conforme dados do Ministério da Saúde, em nove anos, as internações decorrentes de AVCs cresceram quase 40% no Brasil, passando de 133 mil, em 2013, para 185 mil, em 2022.

 

Praticar atividade física regular é um dos cuidados que auxilia na prevenção do AVC.

 

Para ajudar a identificar rapidamente possíveis quadros de AVC e os principais fatores de risco associados a ele, conversamos a médica-neurologista cooperada da Unimed Nordeste-RS Dra. Paula C. Gasperin. Nesta entrevista, a especialista esclarece as principais dúvidas sobre o AVC, seu tratamento e como você pode ficar atento no seu dia a dia. Confira:

 

Unimed Nordeste-RS: Todo Acidente Vascular Cerebral é igual ou essa é uma condição que pode ter diferentes quadros?

Dra. Paula C. Gasperin: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) pode ser isquêmico, quando há a obstrução do fluxo sanguíneo em um determinado vaso do cérebro por um trombo, ou hemorrágico, quando há a ruptura de um vaso e o extravasamento de sangue no cérebro. Os AVCs terão diferentes sintomas e formas de apresentação aguda, dependendo de qual território do cérebro do paciente for acometido.

 

U: Quais são os principais fatores de risco associados ao AVC?

D: De forma geral, os principais fatores de risco modificáveis são o tabagismo, a obesidade, o sedentarismo, a Hipertensão Arterial Sistêmica e o Diabetes Mellitus.

 

Veja também: AVC: o que é, sintomas, causas, como buscar ajuda

 

U: Qual é o tratamento mais eficaz para vítimas de AVC?

D: O tratamento mais eficaz para o AVC isquêmico é o tratamento da fase aguda, ou seja, aquele que é realizado o mais precocemente do início dos sintomas, seja por meio da trombólise ou da trombectomia. A trombólise é o tratamento medicamentoso do AVC, realizado na emergência, com um medicamento que age com o intuito de destruir o trombo que está obstruindo a artéria. A trombectomia é o tratamento endovascular, realizado por meio de uma forma de cateterismo das artérias cerebrais, visando a remoção mecânica (aspiração) do trombo da artéria.

 

U: Qual é o prazo indicado para iniciar o tratamento do AVC em casos suspeitos?

D: Atualmente, podemos realizar o tratamento do AVC isquêmico em até 24 horas do início dos sintomas. A trombólise pode ser realizada em até 9 horas, e a trombectomia mecânica em até 24 horas, ambos os tratamentos respeitando protocolos de exames de imagem (Ressonância de crânio e Tomografia de Perfusão) e avaliações bem específicas, por meio de equipe treinada e de um médico neurologista. Não havendo a possibilidade destes exames, em geral, a trombólise será indicada para até 4,5 horas do início dos sintomas.

 

U: Por fim, quais são os principais cuidados para prevenir o AVC?

D: Em geral, controlar os fatores de risco e as doenças que o indivíduo possui. Praticar atividade física regular, ter uma alimentação saudável e equilibrada, evitar o uso excessivo de álcool, não fumar, controlar o peso, a hipertensão e o diabetes. Em casos em que há histórico familiar de AVC, procure um neurologista para avaliar a necessidade de investigação de doenças genéticas e/ou hereditárias que possam ser a causa do AVC.

 

Atendimento rápido salva vidas

Em casos suspeitos de AVC, o tempo é um fator determinante. Por isso, o Complexo Hospitalar Unimed, em Caxias do Sul, atua de forma estratégica nesses casos, com o Protocolo de AVC e uma equipe de médicos, socorristas e enfermeiros treinados para atuar com agilidade e segurança na reversão de quadros de derrame, além de ser a principal referência na região para o atendimento a pacientes com suspeita de AVC.

 

Ao perceber em você ou em outras pessoas sintomas como:

 

- Perda de força nos braços e/ou pernas;

- Fraqueza ou formigamento no rosto;

- Alteração na fala;

- Confusão mental súbita;

- Desequilíbrio para caminhar;

- Dor de cabeça de início súbito.

 

Registre o horário de início do sintoma e ligue para o serviço de atendimento pré-hospitalar (ambulância) da Unimed ou procure um de nossos prontos-atendimentos rapidamente e acompanhado.

 

Saiba mais: De olho no AVC! Como o atendimento rápido no Complexo Hospitalar da Unimed ajuda a salvar vidas!