Já falamos aqui diversas vezes sobre a importância de uma alimentação saudável e uma dieta equilibrada na manutenção da sua saúde. Porém, sabemos que na hora de montar o prato sempre fica a pergunta “qual a quantidade ideal de cada alimento?”.
Se você tem essa dúvida, confira abaixo um passo-a-passo prático de como montar um prato ideal já na sua próxima refeição!
Leia também: Você sabe como preparar a marmita perfeita?
Escolhendo os alimentos
De forma geral, uma refeição ideal deve conter 4 grupos alimentares:
- Carboidratos;
- Proteínas;
- Gorduras;
- Vitaminas, minerais e fibras.
Cada um desses grupos necessita de uma certa quantidade por dia e desempenha um papel importante na manutenção da sua saúde e metabolismo ao longo do dia.
Montando o prato
Divida seu prato em quatro partes iguais. Isso vai te ajudar a organizar cada grupo alimentar e também facilitar a criação de um hábito saudável. Confira como isso é importante no link abaixo:
Saiba mais: passo a passo para mudar velhos hábitos e mudar de vida!
1 - 50% do prato
As duas primeiras partes, metade do prato, ficam destinadas para a salada, ou seja, vegetais e hortaliças crus e cozidos responsáveis por incluir grande parte das vitaminas, minerais e fibras. Porém, tenha cuidado ao temperar esses alimentos para não incluir muita gordura ou sódio a essa parte do prato.
2 - Terceira parte (25% do prato)
Essa é a parte reservada aos carboidratos. Eles são responsáveis pela saciedade e auxiliam no bom funcionamento do intestino, já que contém vitaminas, minerais e fibras. Além disso, possibilitam uma digestão e absorção mais lentas dos nutrientes, evitando elevações muito rápidas da glicose no sangue.
Exemplos de carboidratos: massas, arroz, milho, batata, batata-doce, mandioca, entre outros.
Veja também: 3 motivos para prestar atenção na hora de mastigar os alimentos
3 - Quarta parte (25% do prato)
A última parte do prato é o espaço reservado para proteína animal ou vegetal. as proteínas são fundamentais para o bom funcionamento do nosso corpo em diversas áreas, como manutenção da massa muscular, imunidade, concentração, memória, digestão e muitas outras.
Exemplos de proteínas animais: frango, carne vermelha, peixes grelhados, assados, cozidos ou ensopados. Ovos cozidos, mexidos ou preparados como omelete também fazem parte desse grupo.
- Quantidade recomendada por refeição: 1 bife de tamanho equivalente à palma da sua mão ou 2 ovos pequenos.
Exemplos de proteínas vegetais (também são fonte de fibras): feijão, ervilha, grão-de-bico, lentilha e soja.
- Quantidade recomendada por refeição: 1 concha pequena ou 3 colheres de sopa.
E a sobremesa?
Lembre-se de um princípio importante para uma alimentação saudável: moderação. Não existem alimentos proibidos, desde que você os consuma com equilíbrio. Para sobremesa, escolha frutas e limite-se a uma porção do tamanho de uma mão fechada por refeição.