Em parceria com a Unimed Nordeste-RS, a Associação Farroupilhense Pró Saúde e o Hemocentro de Caxias do Sul, a prefeitura de Farroupilha, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, promoveu, na última semana, uma ação de doação de sangue.

 

A coleta aconteceu na Unidade Básica de Saúde do bairro Cinquentenário e reuniu, ao final do dia, 65 bolsas. Com a doação, é possível salvar a vida de até 260 pessoas.

 


Foto: Schaiane Sacramento

 

Saiba mais sobre a doação de sangue

 

A doação de sangue é um procedimento rápido e seguro. Para ser um doador, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde.

 

Antes da doação, uma triagem é feita para checar se a pessoa está apta. Doadores com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

 

A coleta não é dolorosa e, além disso, não costuma demorar. Todo o sangue doado é reposto pelo organismo e também não há risco de contrair doenças durante a doação.

 

Leia também: mitos e verdades sobre a doação de sangue

 

Quando você doa, seu sangue ajuda pessoas submetidas a tratamentos médicos, como transfusões, transplantes, cirurgias e tratamento oncológico. A doação de sangue também pode chegar a pacientes com doenças crônicas, como a anemia falciforme e talassemia. Nestes casos, as pessoas podem viver com mais qualidade de vida. Uma única doação pode beneficiar até quatro pacientes.

 

E agora, que tal se tornar um doador? Seu gesto pode salvar muitas vidas e fazer a diferença na qualidade de vida de muitas pessoas!

 

Confira nosso Unibook gratuito Doar Sangue Salva Vidas: clique aqui!