Normalmente, o ambiente hospitalar causa um certo desconforto e medo nos pacientes, principalmente nas crianças. O que é algo muito normal, já que este é um momento de muita fragilidade para elas e suas famílias. Por isso, o processo de humanização no ambiente hospitalar é algo tão importante, já que transforma esse espaço em um local mais acolhedor e empático.

 

 

De um modo geral, a humanização no setor de pediatria pode auxiliar no atendimento e recuperação dos pacientes ao colocar os internados no centro do cuidado e das ações das equipes médicas. Esse acolhimento melhora significativamente a relação entre equipe assistencial e paciente, aumentando a segurança e a confiança da família no tratamento.

 

Confira abaixo um pouco de como isso está presente no dia a dia das Unidades Materno Infantis da Unimed Nordeste-RS:

 

Acolhimento que reduz a incerteza

O processo de humanização no atendimento começa nas pequenas atitudes, como chamar o paciente pelo nome, informá-lo antes de realizar qualquer procedimento ou, até mesmo, com o prontuário afetivo das unidades infantis, onde a família e a criança preenchem suas informações em um formulário especial com motivos infantis, destacando o personagem que mais gosta, sua comida preferida e seu animal de estimação. Acolhimento que auxilia na redução do choque inicial do ambiente hospitalar.

 

Lembrança das datas comemorativas

Nos aniversários e “mesversários” o grupo de humanização também têm um papel fundamental na missão de deixar esse momento mais agradável para o paciente comemorando com cada família e internado essa data especial, inclusive com um menu diferente para o dia e preparado pelo serviço de nutrição da Unimed Nordeste-RS.

 

Valorização das vitórias do dia a dia

Outro aspecto importante da humanização no atendimento é valorizar as vitórias dos pacientes. Tanto nas unidades pediátricas quanto na UTI Neonatal são realizadas ações como a entrega certificados de bravura pela conquista da alta ou quando o bebê atinge os 1 kg e 2 kg, respectivamente. Um pequeno gesto, mas que significa muito em um momento de muita fragilidade.

 

Arquitetura acolhedora

Um dos pontos essenciais na humanização do atendimento pediátrico é uma estrutura com arquitetura acolhedora. As Unidades Materno Infantis da Unimed Nordeste-RS trazem esse pensamento lúdico, com paredes temáticas, adesivos que convidam a criança a uma viagem pelo mundo da imaginação, unidade de internação pediátrica com teto iluminado com “estrelas”, além de uma brinquedoteca onde os pacientes têm condições de sair do seu leito e utilizar o espaço para distração e entretenimento.

Aspectos fundamentais para o melhor atendimento dessas crianças, já que o uso do lúdico, conforme mostram as principais pesquisas e trabalhos científicos da área, auxilia na aceitação do espaço pela criança ao trazer elementos do seu cotidiano. E, claro, que se conecta com o jeito de cuidar Unimed.