As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil, levando a óbito mais de 297 mil pessoas só em 2022, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia. Embora mais conhecidas do grande público, algumas intervenções cirúrgicas como pontes de safena e stents são tratamentos paliativos utilizados para corrigir doenças já em sua fase aguda. Por isso, ainda é muito importante falar em prevenção e em melhores cuidados desses pacientes.

 

Nesse cenário, o serviço de Hemodinâmica da Unimed Nordeste-RS vem sendo um grande aliado para o diagnóstico e tratamento de diversas doenças cardíacas e de circulação aqui na região. Já que utiliza procedimentos de radiologia intervencionista para oferecer diagnósticos mais amplos de doenças cardiológicas, vasculares e neurológicas.

 

Você sabia?
Nos últimos 2 anos, o setor de Hemodinâmica conquistou a distinção Nível Diamante, concedida pelo Comitê de Certificação do IQG. Esse é o maior nível de certificação do setor no país.

Entre os benefícios dessas técnicas estão o melhor entendimento por parte da equipe médica dos quadros dos pacientes, detecção de doenças ainda em fases iniciais e intervenções mais precisas e muito menos invasivas. Reduzindo assim os tempos de internação e de resposta, como explica Marian Valentini, Especialista em Cardiologia pelo IC-IFUC:

“Esse é um serviço de extrema importância para a comunidade, já que pode melhorar os desfechos em casos de urgência contribuindo para a segurança e a qualidade de vida dos pacientes, além de oferecer riscos muito menores quando comparado a procedimentos cirúrgicos”, aponta.

Atualmente, são oferecidos diversos serviços de diagnóstico e tratamento. Na área cardiológica, são realizados cateterismos e intervenções coronárias percutâneas, estudos eletrofisiológicos, ablação de arritmias, implante valvar aórtico percutâneo. Além do atendimento de outras especialidades como procedimentos neurológicos e vasculares.

O serviço de hemodinâmica está localizado dentro do centro cirúrgico do bloco B do Hospital da Unimed, assim como a recuperação que é realizada pela equipe da SARE (Sala de Recuperação), promovendo assim, cuidados específicos para os mais de 100 pacientes dos procedimentos de média e alta complexidade atendidos todos os meses.

 

Um estilo de vida saudável ainda é a melhor forma de prevenção

Embora as técnicas e tecnologias tenham avançado muito nos últimos anos, quando se se fala de prevenção das doenças cardiovasculares, a atenção aos fatores de risco e adoção hábitos saudáveis ainda são as principais formas de evitar essas doenças. Por isso, além do acompanhamento médico de rotina, é sempre bom lembrar alguns hábitos que podem reduzir, e muito, as chances de você desenvolver doenças cardiovasculares. Como:

- Alimentação saudável;

- Prática de exercícios físicos regularmente;

- Controle do peso;

- Utilização controlada de bebida alcoólica;

- Evitar o tabagismo;

- Redução do estresse diário.

 

Clique aqui e assita o nosso Papo do Coração, com Dr. Marcelo Sabedotti médico cardiologista e chefe da Hemodinâmica do Complexo Hospitalar Unimed e saiba mais.