O inverno está chegando e é hora de se proteger das enfermidades sazonais típicas dos períodos mais frios, como a gripe. Embora seja um quadro comum, é importante se vacinar contra a gripe anualmente, já que a doença pode levar a complicações graves de saúde, especialmente em pessoas que fazem parte de grupos de risco, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas.

 

 

 

 

Se você nunca tomou a vacina ou ainda tem dúvidas sobre o procedimento, confira abaixo 10 perguntas e respostas mais frequentes sobre a doença e sobre a aplicação do imunizante.

 

 

O que é a gripe?

 

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A,B,C e D.

O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

 

 

Qual a diferença da vacina ofertada pela rede privada e pela rede pública?


A Central de Vacinas Unimed oferece nova vacina da gripe 2023 quadrivalente, que, além de atualizada, é ainda a mais completa, protegendo contra 4 cepas da Influenza. Na rede pública, também é possível encontrar a vacina da gripe, porém a trivalente, que protege apenas contra 3 cepas da Influenza.

 

 

Como funciona a vacina para a gripe?

 

A vacina tetravalente contra a gripe é capaz de proteger contra quatro tipos de vírus influenza, incluindo o H1N1, o H3N2 e duas variações de influenza B. Isso significa que a vacinação pode ajudar a reduzir significativamente o risco de contrair a gripe e a sua propagação para outras pessoas, além de prevenir casos graves e possíveis internações hospitalares.

 

 

Gripe e resfriado são a mesma coisa?

 

Não. A gripe é causada pelo vírus influenza. Seus sintomas geralmente aparecem de forma repentina, com febre, vermelhidão no rosto, dores no corpo e cansaço. Entre o segundo e o quarto dias os sintomas do corpo tendem a diminuir enquanto os sintomas respiratórios aumentam, aparecendo com frequência uma tosse seca. Como no resfriado, na gripe a presença de secreções nasais e espirros é comum.

 

Já o resfriado é causado na maioria das vezes por rinovírus. Seus primeiros sinais costumam ser coceira no nariz ou irritação na garganta, os quais são seguidos após algumas horas por espirros e secreções nasais. A congestão nasal também é comum nos resfriados, porém, ao contrário da gripe, a maioria dos adultos e crianças não apresenta febre ou apenas febre baixa.

 

 

No caso da gripe, como identificar os sintomas e perceber a evolução do quadro?

 

Além dos sintomas comuns, como febre alta e dores no corpo, é importante prestar atenção em sinais de falta de ar, dor no peito e confusão mental, pois podem indicar complicações mais graves. Se você suspeitar que está com gripe, é importante evitar contato com outras pessoas e procurar um médico para obter orientações sobre tratamento e cuidados em casa.

 

Por que é importante tomar a vacina todos os anos?

 

A vacinação anual contra a gripe é recomendada porque a composição da vacina é atualizada todos os anos para proteger contra as variações mais recentes dos vírus influenza que estão em circulação.  Como os vírus da gripe podem sofrer mutações com frequência, a formulação da vacina precisa ser atualizada anualmente para garantir que a proteção oferecida seja eficaz.

 

Além disso, a vacinação anual também ajuda a manter a imunidade contra a gripe, já que a proteção adquirida em anos anteriores pode diminuir com o tempo. A vacina contra a gripe é segura e pode ser tomada por pessoas de todas as idades, exceto em casos de contraindicação médica específica.

 

 

É verdade que a vacina da gripe provoca a doença?

 

Não, a vacina contra a gripe não provoca a doença. A vacina é feita com vírus inativados ou fragmentos do vírus, o que significa que não é capaz de causar a doença em quem recebe as doses. Algumas pessoas podem sentir alguns efeitos colaterais após a vacinação, como dor no local da injeção, febre baixa, dor de cabeça ou mal-estar geral, mas esses sintomas costumam ser leves e desaparecem em alguns dias.

 

 

Quanto tempo demora para a vacina fazer efeito?

 

O efeito preventivo da vacina é observado cerca de duas semanas após sua administração, por isso a aplicação da vacina deve ser feita antes do inverno, época em que ocorrem os maiores índices de infecção.

 

Quem teve COVID-19 precisa tomar a vacina para a gripe?

 

Sim, não há evidências, até o momento, de qualquer preocupação de segurança na vacinação de indivíduos com história anterior de infecção ou com anticorpo detectável pelo SARS-CoV-2. É improvável que a vacinação de pessoas infectadas (em período de incubação) ou assintomáticas tenha um efeito prejudicial sobre a doença. Entretanto, para evitar a confusão com outros diagnósticos diferenciais, recomenda-se adiar a vacinação contra a Influenza em pessoas com quadro sugestivo de infecção por covid-19 em atividade. A vacinação deve ser postergada idealmente até a melhora clínica do quadro de covid-19.

 

 

Quem tem alergia a ovo pode tomar a vacina?

 

Sim. Reações alérgicas a ovo, mesmo quando graves, como a anafilaxia, não são mais consideradas contraindicação nem precaução para o uso da vacina Influenza. Em geral, essas pessoas não apresentaram eventos alérgicos ao serem vacinadas. Não é indicado realizar teste alimentar prévio com ovo no lactente ou em qualquer outra idade para decidir sobre uso da vacina.

 

 

As vacinas Influenza e covid-19 podem ser realizadas no mesmo dia?

 

As vacinas covid-19 podem ser tomadas de forma simultânea ou com qualquer intervalo com as vacinas influenza, assim como em relação às demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

 

 

 

 

 

 

 

 

Precisa fazer sua vacina contra à gripe?  Visite  a Central de Vacinas Unimed!

 

Chegou a hora de proteger você e toda a sua família contra os quatro vírus da influenza: H1N1, H3N2 e duas variações da Influenza B. Além de valores especiais para clientes Unimed, aqui você encontra profissionais de enfermagem treinados para oferecer qualidade técnica no atendimento e toda a atenção e carinho já característicos da Unimed Nordeste-RS.  

 

Não é necessário agendar seu horário: venha até a Central de Vacinas e proteja-se!



📍Rua Sinimbu, 2590, em Caxias do Sul - Junto ao Espaço + Saúde.
⏰ De segunda a sexta das 8h às 19h, e aos sábado das 8h às 12h (durante o mês de Abril)
📞 (54) 3289.9300 (para ligação) ou 📲 (54) 99112.8510 (WhatsApp).