As vacinas são importantes ferramentas na prevenção de doenças. Elas protegem o organismo contra vírus e bactérias que provocam vários tipos de problemas. E não são indicadas somente para crianças: adolescentes, adultos e idosos também precisam estar atentos. Além disso, certas doses são recomendadas para profissionais da saúde e para pessoas que viajam muito ou que possuem alguma doença crônica.



O dia 17 de outubro, Dia Nacional da Vacinação, busca conscientizar sobre a importância das vacinas e de se manter o calendário de vacinação atualizado. Para saber mais sobre o assunto, conversamos com a infectologista Dra. Lessandra Michelin. Confira!



Com a baixa cobertura vacinal, doenças já combatidas estão ressurgindo

Na pandemia, não seria diferente: o assunto da vez é a vacina contra o coronavírus. No entanto, não é apenas a covid-19 que merece nossa atenção. Conforme a Dra. Lessandra, a pandemia levou à diminuição da cobertura de inúmeras vacinas. Alguns exemplos são a BCG, que protege contra a tuberculose; a Hepatite B; difteria e influenza.

– Todas elas foram muito negligenciadas nesse período de pandemia. Em média, no Brasil, precisamos de 95% de cobertura vacinal para a maior parte das doenças, e nesse período chegamos a 60%, 70% de cobertura. Então vamos ter, certamente, uma população desprotegida, principalmente a população abaixo de um ano de idade, cujos pais não levaram para vacinar.

A infectologista lista, ainda, o reaparecimento de outras doenças que também são contagiosas e para as quais temos vacina, como sarampo, poliomielite, coqueluche, pneumococo e meningites.

– Existem doenças que tiveram grande impacto na nossa população no passado e que hoje não são vistas, porque as vacinas auxiliaram nesse processo. Então as pessoas acham que elas não existem, mas elas podem surgir de novo se nós não tivermos esse cuidado com as coberturas vacinais. Precisamos receber vacinas porque há doenças que nós conseguimos prevenir, sem sequelas, sem mortes e sem internação hospitalar.

 


Como atualizar meu calendário vacinal?

A Central de Vacinas Unimed tem profissionais capacitados para auxiliar você a atualizar todas as suas vacinas. O atendimento compreende de crianças a idosos, passando por adolescentes e adultos, incluindo gestantes.

– A vacina é um programa de família. Não é só pra criança – destaca a Dra. Lessandra.



Vale lembrar que as vacinas que não se encontram disponíveis nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) podem ser tomadas na cooperativa médica, com valores especiais para clientes Unimed. E mesmo que você não tenha a carteirinha ou algum registro médico das que já foram aplicadas, pode procurar a Central mesmo assim.



– A atualização do calendário é fundamental para uma vida saudável. Caso você não saiba se fez a vacina, não há problema em fazer de novo. O problema é ficar sem a vacina e a proteção contra doenças infectocontagiosas graves – esclarece Dra. Lessandra.



Para saber quais são as vacinas disponíveis, clique aqui!