A prematuridade exige muitos cuidados. Afinal, nascer antes do tempo faz com que o bebê não tenha todos os recursos necessários para a sua sobrevivência. Por isso, é muito importante abordarmos durante o Novembro Roxo, o mês de conscientização sobre o nascimento prematuro, questões relacionadas à nutrição e o cuidado com as mães, já que a amamentação é uma das principais defesas do bebê neste período.

 

 

A importância da amamentação

 

O leite materno é suficiente para promover o pleno desenvolvimento e toda proteção imunológica que o bebê necessita, já que o leite humano é um simbiótico natural rico em lactobacilos, bifidobactérias e oligossacarídeos. Nenhum alimento consegue oferecer tais propriedades e características imunológicas como ele. Além disso, durante a prematuridade ele ainda mais importante, já que previne doenças comuns nesse período, como a enterocolite necrosante, por exemplo.

 

Para além das questões imunológicas, a retirada de leite materno da mãe para o bebê prematuro, além de contribuir com o cuidado, cria um vínculo importantíssimo entre mãe e filho, sendo uma prática diária importante e recomendada.

 

Dica: a mãe de um bebê prematuro deve se alimentar com variedade e qualidade. Incluir frutas, verduras, alimentos in natura e se hidratar bastante, são alguns exemplos de cuidados com a alimentação.

 

 

A Unidade Materno-Infantil é o nosso espaço dedicado a você e ao seu bebê caso ele necessite de cuidados especiais no momento do nascimento. Nela você encontra toda a experiência e estrutura necessária para oferecer o melhor e mais rápido atendimento, com 10 leitos individualizados, decoração temática e recursos tecnológicos, além de profissionais altamente capacitados, que estão preparados para oferecer um atendimento completo e humanizado. Faça um tour virtual!

 

 

Confira mais dicas dos profissionais da Unimed Nordeste-RS e um pouco mais do trabalho realizado na nossa UTI Neonatal:

 

Medicamentos

- Não administre medicamentos no seu filho sem o consentimento do médico pediatra. Em prematuros, a eliminação de medicamentos do organismo é mais lenta, o que aumenta o perigo de superdosagem e reações adversas.

 

 

Desenvolvimento motor

- Atividades do cotidiano são uma boa forma de estimular o bebê prematuro. Ao alimentar o seu filho, deixe que ele segure e brinque com um talher de plástico. Permita que ele mesmo segure a mamadeira quando tiver condições e proporcione a ele sentir diferentes texturas de roupas ao vesti-lo;

- Brinquedos de diferentes tamanhos, cores, texturas e sons são muito importantes para o estímulo neurossensorial do bebê. Oferecer a criança de forma gradual e permitindo que ela busque os objetos pode ser uma forma de entretenimento saudável;

- Os pezinhos e mãozinhas são importantes instrumentos de interação com o mundo. Sempre que houver possibilidade, deixe que seu bebê fique de pés descalços e mãos livres para explorar. Isso colabora com os estímulos sensoriais e são de suma importância para o seu desenvolvimento.

 

 

Diminuição de ruídos e estímulos

- A diminuição de ruídos para os bebês prematuros é muito importante. Para garantir este momento, nossa UTI Neonatal apaga as luzes por pelo menos 4 momentos no dia e as atividades dentro dos leitos são reduzidas ao mínimo, o que auxilia no combate a dor e na redução do estresse dos bebês;

- A musicoterapia auxilia no relaxamento do bebê prematuro, além de ajudar na saturação do oxigênio, regulação da frequência cardíaca, sono e ganho de peso. Dentro de nossa unidade realizamos esta prática 4 vezes no dia.

 

 

Cuidados da mãe

- Se essa é a sua primeira vez, é normal achar que irá conseguir dar conta de tudo ou que não vai dar conta de cuidar do bebê sozinha. Mesmo que já tenha filhos, o ambiente da UTI é tão diferente e de certa forma assustador que não é de surpreender que você fique insegura. Por isso, sempre que precisar, peça ajuda aos enfermeiros que tudo vai dar certo.

- Procure encontrar uma maneira de coordenar a vida em casa e as visitas ao hospital. Permita-se ir para casa descansar. Seu bebê precisa de você, mas também é importante que você se cuide, faça companhia a seu parceiro e aos outros filhos, se tiver. Até a sua produção de leite pode se beneficiar disso. O descanso é fundamental.

- Escreva um diário. Organizar os sentimentos na linguagem escrita pode ajudar você a processá-los melhor. O diário também pode encorajá-la, nas horas de melancolia, pois com ele fica mais fácil lembrar todas as pequenas vitórias que seu filho já conquistou.

 

S.O.S Puérpera

Você sabia as beneficiárias da Unimed Nordeste-RS contam com o auxílio do Grupo de Gestantes e Puérperas, incluindo serviços de assistência 24h? Ele é o S.O.S Puérpera, uma equipe com mais de 15 anos de experiência no auxílio de mamães que precisam de suporte psicológico, nutricional e auxílio na aprendizagem cuidados com o bebê.

Os encontros são mensais, das 19h às 21h, normalmente na 4ª quarta-feira do mês no Complexo Hospitalar Unimed. Para saber mais sobre o programa basta entrar em contato com a nossa Medicina Preventiva, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 18h40min, no telefone (54) 3289-9300. Fora desses horários, incluindo finais de semana e feriados, basta contatar diretamente a Maternidade do hospital, no (54) 3201-6335.

O S.O.S. Puérpera funciona para todos os beneficiários Unimed, independentemente de terem participado do Grupo de Gestantes.