REGRAS DE ATENDIMENTO
Primeiramente, são atendidos os casos mais graves, que precisam de uma atenção na hora, mesmo que eles tenham chegado ao Pronto-Atendimento depois de outras pessoas. Do contrário, uma vida pode ser perdida.
Os demais pacientes adultos vão sendo enquadrados em um gradiente de classificação realizado antes da consulta, baseado em uma metodologia internacional adotada, de forma humanizada e eficiente, pela Unimed Serra Gaúcha e por outras instituições do gênero no Estado e no país. Levando-se em conta o potencial de risco e o grau de sofrimento, a equipe de enfermagem realiza um diagnóstico prévio, o que permite prever com certa precisão o tempo de espera necessário para o atendimento.
Classificações de risco
Cada cor, um nível de classificação diferente
Emergência A vida do paciente está em risco imediato. Ele corre risco de vida. |
Urgência O paciente necessita de socorro rápido, mas não corre risco imediato de vida. |
Não Urgência O paciente não necessita de socorro rápido, não corre risco de vida. |
Consultas eletivas O paciente pode optar por um encaminhamento rápido a um consultório médico. A própria equipe de enfermagem responsável pela classificação poderá agendar a consulta com um especialista por meio de um sistema desenvolvido pela Unimed para interligar os Prontos-Atendimentos aos consultórios dos médicos. É uma forma de evitar que se fique esperando por uma consulta em um serviço que prioriza casos de urgência e emergência. |