Você sabia que os pacientes do Complexo Hospitalar Unimed têm acesso a alguns dos respiradores mecânicos mais avançados em operação no Brasil? Esses equipamentos desempenham um papel crucial no suporte ventilatório a pacientes intubados, garantindo uma troca gasosa eficiente e contribuindo para sua plena recuperação. Confira a seguir um pouco mais sobre cada um dos modelos à disposição e veja como eles impactam o atendimento prestado todos os dias no Complexo Hospitalar Unimed.

 


Entre os modelos em operação no Complexo Hospitalar Unimed, está o Puritan Bennett 980

 

Afinal, o que é o respirador mecânico?

Também conhecido como ventilador pulmonar, o respirador mecânico é um equipamento projetado para fornecer suporte ventilatório a pacientes intubados, garantindo assim a oxigenação e a remoção do dióxido de carbono do pulmão do paciente. Esse equipamento regula o volume e a pressão do ar fornecido, contribuindo para manter a função respiratória em pacientes que necessitam desse tipo de assistência em seus tratamentos.

 

Conheça os modelos em operação no Complexo Hospitalar Unimed e os seus benefícios:

 

Entre os modelos em operação no Complexo Hospitalar Unimed, está o Puritan Bennett 980, um equipamento reconhecido por seu design inovador e recursos avançados no tratamento de pacientes, oferecendo modalidades de ventilação invasiva e não invasiva e adaptando-se às mais diversas necessidades clínicas. Um dos mais modernos no Brasil, o equipamento também conta com interface intuitiva e conectividade para monitoramento remoto – funções que facilitam o acompanhamento do paciente –, além de tecnologias como o Auto-Trak™, que ajusta automaticamente os parâmetros de suporte respiratório, e o Leak Sync™, que otimiza a compensação de vazamentos.

 

Além do Puritan Bennett 980, também está à disposição dos usuários o aparelho de ventilação pulmonar Dräger VN 500, o único equipamento na Serra Gaúcha a oferecer ventilação de alta frequência. Equipamento vital para os beneficiários da Unimed Nordeste-RS, já que é comumente empregado em casos de insuficiência respiratória em recém-nascidos, contribuindo para a manutenção da oxigenação adequada e redução do risco de lesões pulmonares.

 

Veja também: Por que o Centro Cirúrgico da Unimed Nordeste-RS é referência no sul do país?

 

Juntam-se a esses dois modelos o equipamento da empresa Maquet, que traz possibilidades avançadas de tratamento, como o modo NAVA de ventilação, uma abordagem em que o respirador é sincronizado com os sinais elétricos provenientes do diafragma, permitindo uma ventilação adaptativa e personalizada em que o paciente controla o início e a duração da respiração. Isso é especialmente benéfico para manter a sincronia entre o suporte ventilatório e os esforços respiratórios espontâneos do paciente.

 


Equipamento da empresa Maquet (monitor à esquerda) permite uma ventilação adaptativa e personalizada

 

Combinação de recursos avançados e opções de tratamento personalizados que garantem a excelência no atendimento de cada beneficiário e procedimentos únicos e de alto padrão na Serra Gaúcha. Confira esses e outros procedimentos disponíveis para você e sua família no Complexo Hospitalar Unimed.