É comum que, logo após a primeira menstruação, as meninas iniciem suas visitas regulares ao seu médico especialista – no caso do cuidado da mulher, o ginecologista. Infelizmente, a mesma preocupação não ocorre com a mesma frequência para os meninos.

 


Urologista é o médico especializado no tratamento de questões relacionadas ao trato urinário (de homens e mulheres) e genital (de homens)

 

Muitas vezes, devido a questões culturais, o cuidado médico masculino é negligenciado e acaba virando um tabu na família. Assim, o adolescente pode crescer sem o hábito de fazer esse acompanhamento.

 

Neste texto, você vai ver como suplantar essa barreira e ter esse cuidado pode ser benéfico para o desenvolvimento da criança e do adolescente. Ao longo da leitura, você também vai encontrar dicas de quando e como iniciar esse acompanhamento. Vamos lá?

 

Saiba mais: cuidado que transforma vidas - a importância do acompanhamento médico no dia a dia

 

Os cuidados com os meninos começam desde o nascimento com a orientação de um pediatra, especialista em saúde infantil. Contudo, por volta dos 12 anos, mais ou menos, é importante que a família realize a transição para um urologista, que poderá acompanhar de forma mais adequada o desenvolvimento dos meninos após a puberdade. O urologista é o médico especializado no tratamento de questões relacionadas ao trato urinário (de homens e mulheres) e genital (de homens).

 

Além de cuidar da saúde física, esse profissional também assume um papel educativo importante na vida do jovem. Ele conscientiza e orienta sobre o desenvolvimento corporal, sexualidade e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), desde a adolescência.

 

Visitar regularmente o urologista é uma prática preventiva importante que deve se tornar um hábito, já que possibilita o diagnóstico precoce de potenciais problemas graves de saúde.

 

Identificação precoce e tratamento eficaz de doenças

 

Dentre as condições que podem ser identificadas e tratadas precocemente, estão as ISTs, cujo risco pode ser reduzido com a educação adequada sobre práticas sexuais seguras. A varicocele, uma dilatação das veias dos testículos, pode ser detectada em consultas de rotina, enquanto condições como balanopostite, fimose e tumores testiculares podem ser diagnosticadas e tratadas com eficácia quando abordadas cedo. Justamente por esses motivos, estabelecer desde cedo uma relação de confiança entre o menino e o urologista é importante.

 

O correto acompanhamento desde a adolescência incentiva o jovem a manter esses cuidados na vida adulta e proporciona um ambiente seguro para discutir dúvidas sobre cada fase e as mudanças que vêm com ela. Esse espaço ganha ainda mais importância se considerarmos que, para grande parte dos meninos, pode não ser tão fácil encontrar espaço para falar sobre o tema com a família ou amigos.

 

Ao desvincular a visita ao urologista de qualquer preconceito, tornando este um ambiente confortável para uma conversa aberta e o esclarecimento de dúvidas, você contribui para que a consulta não seja encarada apenas como um procedimento médico, mas como uma oportunidade de cuidado integral, educação e promoção da saúde ao longo da vida dos meninos.

 

E então, agora que você já sabe mais sobre o assunto, que tal iniciar um diálogo e desmistificar esse tabu na sua casa também?

 

Fonte: Unimed do Brasil.