Hoje, no dia 5 de junho, é celebrado em todo o mundo o Dia Mundial do Meio Ambiente. Além de chamar a atenção para as questões climáticas e a degradação das florestas, essa data também nos convida a contribuir para a preservação ambiental no nosso cotidiano e transmitir esses valores para as próximas gerações.

 

Durante a infância, desenvolvemos hábitos que carregamos ao longo de toda a vida. Por isso, é essencial que os pais se conscientizem sobre o que podem compartilhar com seus filhos, para que eles cresçam compreendendo a importância de cuidar do meio ambiente.

 

Se você deseja ser este exemplo para os seus filhos, confira a seguir algumas dicas de como inserir esse tema na rotina da sua família.

 

 

Leia também: 10 dicas para uma alimentação mais saudável das crianças — sem manual, nem receita pronta!

 

Crianças aprendem pelo exemplo

 

As crianças tendem a observar e imitar o comportamento dos pais, desenvolvendo, entre outros aspectos, a sua consciência ambiental. Por isso, a melhor maneira de começar a inserir o tema em seu dia a dia é por meio de bons exemplos, como:

 

  • Não jogar lixo na rua;
  • Separar e reciclar resíduos em sua própria casa;
  • Tomar banhos curtos e fechar torneiras ao escovar os dentes e lavar a louça;
  • Sempre apagar as luzes ao sair de um cômodo;
  • Explicar a origem de cada material que ela utiliza no dia a dia (papel é proveniente da madeira; plástico é um derivado do petróleo, água vem das nascentes e é um recurso finito, entre outros).

 

Crie um ambiente de consumo sustentável

 

Melhor que preservar, é consumir de forma consciente. Por isso, trazer esse ensinamento para o dia a dia da criança é essencial para que ela tenha uma maior consciência ambiental no futuro. Você pode começar hoje mesmo e com ações simples. Confira algumas dicas:

 

  • Peça ajuda ao seu filho para escolherem juntos os brinquedos e roupas que ele não usa mais e destiná-los à doação;
  • Evite acumular objetos desnecessários em casa, assim a criança verá em você um bom exemplo de consumo consciente;
  • Evite o desperdício alimentar ao buscar receitas que aproveitem talos, cascas, folhas ou raízes;
  • Incentive a criatividade na criação de pratos com sobras de refeições anteriores;
  • Envolva a família na montagem de uma horta em casa. Além de fortalecer o vínculo familiar, vocês cultivarão uma pequena parte da alimentação em família.

 

Não sabe como fazer? Confira neste vídeo algumas dicas práticas para montar uma horta em sua casa!

 

Mostre como levar uma conduta mais sustentável no dia a dia

 

Assim que a sustentabilidade for se tornando um tema frequente no ambiente familiar, converse com os pequenos sobre a importância de adotar esses hábitos também fora de casa. Um bom exemplo é aproveitar o tempo livre para realizar atividades ao ar livre em família, caminhando ou pedalando e se conectando com a natureza.

 

Sustentabilidade também combina com diversão

 

Além de conversas francas, brincadeiras também são ótimas maneiras de ensinar as crianças a cuidarem do meio ambiente. Sempre que possível, traga esses temas por meio de atividades leves e divertidas como o desenho, por exemplo. Você pode começar imprimindo gratuitamente o nosso Unibook Júlio e o Girassol: Uma História de Amizade e Amor Pelo Meio Ambiente, um guia divertido que ensina crianças a cuidarem do planeta de forma criativa por meio da pintura e de outras atividades lúdicas.

 

Clique aqui para fazer o download e comece a inspirar seu filho a preservar o meio ambiente!

 

Leia também: Saiba como garantir uma boa higiene do sono para as crianças!