Quem tem bebê em casa – ou a caminho – já deve saber bem o que é teste do pezinho. Mas você sabe por que o teste do pezinho é tão importante para a saúde do recém-nascido? Neste texto, vamos explicar por que fazer o teste do pezinho e esclarecer algumas das principais dúvidas sobre o assunto. Continue a leitura!
 
O que é o teste do pezinho?

O chamado Teste de Triagem Neonatal é conhecido popularmente por teste do pezinho porque é realizado com uma ou duas gotas de sangue coletado do calcanhar do recém-nascido. Essa amostra deve der colhida entre terceiro dia de vida e o final do primeiro mês de idade, segundo o pediatra João Luiz Krás Borges.

“O teste do pezinho serve para diagnosticar de forma precoce algumas doenças que são potencialmente graves e que, quando diagnosticadas antes do aparecimento dos primeiros sintomas, apresentam um melhor prognóstico”, acrescenta o especialista.
 


Que doenças são detectadas pelo teste do pezinho?

O teste básico, oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), inclui a detecção de seis doenças. São elas anemia falciforme, deficiência de biotinidase, fenilcetonúria, fibrose cística, hipotireoidismo congênito e hiperplasia adrenal congênita.

Já o teste ampliado, realizado na rede privada de saúde, pode diagnosticar as doenças acima e outras quatro: deficiência de leucinose, galactosemia, glicose-6-fosfato desidrogenase e toxoplasmose congênita.
 


Por que fazer o teste do pezinho?

Como você viu acima, são várias as doenças que podem ser detectadas com precisão na triagem. “O diagnóstico e o tratamento precoce das doenças é fundamental para o futuro das crianças, garantindo que elas tenham uma vida saudável na infância, adolescência e também na fase adulta”, explica o Dr. Krás Borges.
 


O que é o teste do pezinho expandido?

Conforme o Dr. Krás Borges, o teste do pezinho expandido deve detectar ainda mais doenças nos bebês. No entanto, esse tipo de teste ainda se encontra em fase de regulamentação.

 

Tem exames para fazer? Saiba por que o Laboratório Unimed é referência

Fazer a coleta de exames pode virar uma dor de cabeça para aqueles que, como boa parte das pessoas, não são muito fãs dos procedimentos. É por isso que uma abordagem completa e integrada em Diagnóstico Laboratorial, como ocorre na Unimed Nordeste-RS, faz toda diferença para os beneficiários, do agendamento da coleta à chegada dos resultados. Com seis postos de coleta em Caxias do Sul e Farroupilha, equipes apostam na abordagem completa e integrada dos diagnósticos. 

Além de oferecer uma estrutura moderna, o Laboratório Unimed reúne profissionais diferenciados, experientes e capacitados. São biomédicos, bioquímicos, enfermeiros, coletadores e assistentes de atendimento em constante qualificação para atender melhor nossos beneficiários.

Prova disso é o Certificado da Coragem, documento dado às crianças que vão ao Laboratório e precisam de uma forcinha a mais para a conclusão dos exames. A ação faz parte das diretrizes de atendimento humanizado da Unimed e, aliada ao cuidado dos profissionais do Laboratório, torna o momento da coleta mais descontraído para os pequenos pacientes e suas famílias.

 

Agora que você já sabe mais sobre a importância do teste do pezinho, não se esqueça de acompanhar nosso blog e outros canais para ficar por dentro de todas as novidades e conteúdos da Unimed Nordeste-RS!