O projeto Banco de Refeições Coletivas: Prato Solidário, gerenciado pela Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), em parceria com a Fundação Caxias, segue rendendo frutos e destinando refeições a crianças e adolescentes que estão em situação de vulnerabilidade social. No projeto, as empresas doam refeições para entidades. Desde o início de março, o Complexo Hospitalar Unimed destina cerca de 40 almoços diários para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos CAE Ampliando Horizontes, localizado no bairro Euzébio Beltrão de Queiroz.

 



Recentemente, o Complexo Hospitalar Unimed adquiriu hambúrgueres para distribuição a todos os colaboradores que atuam no combate à pandemia, e distribuiu os mesmos às crianças atendidas pelo projeto. As nutricionistas da instituição Vanessa Pazinato Dias e Andreia Manozzo Vanin Falcão e Cunha separaram os alimentos para doação.

 

"Fizemos a ação para nossos funcionários que estão na linha de frente no combate à pandemia, em Caxias do Sul, Farroupilha e Bento Gonçalves. Foram adquiridos 900 lanches, e uma parte foi destinada às crianças. O alimento traz papel de conforto e de alegria. No momento difícil em que vivemos, nós não contribuímos somente com alimentos, mas também com o desenvolvimento social", enaltece Vanessa.

"A Unimed Nordeste-RS é muito mais do que uma operadora de planos de saúde. É uma empresa seriamente engajada à comunidade na qual está inserida, com projetos de responsabilidade social beneficiando principalmente aqueles que se encontram em vulnerabilidade. Neste momento difícil que a humanidade enfrenta, mais uma vez, a Unimed Nordeste-RS não poderia deixar de colaborar com entidades que prestam relevantes serviços neste sentido. Ajudar o outro, para nós da Unimed, não é buscar reconhecimento público, mas, sim, tentar dar ao outro condições mais dignas diante das mazelas da vida", complementa o diretor de Serviços Próprios da Unimed Nordeste-RS, Dr. Vicente Verdi.

Gabriela Ghellere, coordenadora do CAE Ampliando Horizontes, aponta que são oferecidos de 30 a 40 almoços por dia, de segunda a sexta-feira, preferencialmente para crianças e adolescentes entre seis e 15 anos. O montante beneficia 27 famílias que residem na comunidade. A comunidade tem muito trabalho informal, então, carece de alimentação, e esta é uma demanda grande. Devido à pandemia, as crianças sentam-se à mesa separadamente, com distanciamento, e fazem higienização com álcool gel e tapete sanitizante, aponta. Conforme Gabriela, a prioridade é o acesso aos direitos básicos regidos na Constituição, dentre os quais o acesso à alimentação.

Além do almoço, que geralmente é constituído pelo popular prato feito (arroz, feijão, carne, salada e massas), as crianças e os adolescentes recebem atenção e cuidados familiares. Presidente do CAE Ampliando Horizontes, o rapper e educador social Chiquinho Divilas observa a importância da ação dentro da comunidade. A refeição impede uma convulsão social maior, pois o impacto é positivo tanto na comunidade como também em toda a sociedade.

Essa opinião é compartilhada pela diretora de Proteção Social Básica da Fundação de Assistência Social (FAS), Jovane Fochesatto. Para ela, a doação de almoços da iniciativa privada para entidades que beneficiam crianças e adolescentes garante o combate à própria vulnerabilidade social. Ela explica que as crianças não ficam desassistidas e que a parceria possibilita trabalhar a cidadania não apenas das crianças, mas também de suas famílias.

A Unimed Nordeste-RS confirmou mais uma vez seu DNA de plano de saúde completo ao destacar-se em um dos indicadores mais respeitados do país, o da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Novamente, a cooperativa conquistou nota máxima no IDSS Índice de Desempenho da Saúde Suplementar 2020 (ano-base 2019, divulgado neste primeiro trimestre de 2021). Em uma escala de 0 a 1, sendo 1 a nota máxima, a cooperativa com sede em Caxias do Sul obteve a pontuação 1,0, o que a coloca entre as melhores cooperativas médicas de grande porte do Brasil.

Enquanto profissionais da saúde ainda lutam diariamente para oferecer atendimento aos pacientes nesta pandemia que coloca a região, o Estado, o país e o mundo em constante alerta, uma notícia assim mostra que a cooperativa está no caminho certo, tendo a qualidade como viés para seu relacionamento com os clientes que nela confiam sua saúde.

Divulgado anualmente de forma retroativa, ou seja, sempre tomando por base o ano anterior à avaliação, o IDSS é conhecido como a nota das operadoras. Ela é calculada com base nos desempenhos de atenção à saúde, econômico-financeiro, estrutura de operação e satisfação dos beneficiários. Em todos esses quesitos, a Unimed Nordeste-RS vem demostrando um importante crescimento nos últimos anos. A nota máxima se deve a diversos processos que são constantemente aprimorados na cooperativa e que pesam na avaliação, resultando em melhores indicadores e em uma pontuação final de destaque.