O terraço do Complexo Hospitalar Unimed Nordeste-RS foi palco, pela primeira vez, de dois almoços não apenas românticos, mas, acima de tudo, emocionantes. Foi nesse espaço que começou mais uma edição do Dia do Desejo, uma ação realizada pela instituição nesta terça-feira (7), para proporcionar a pacientes internados momentos diferentes, para que o período de tratamento seja mais leve e cheio de esperança.

“Enquanto organizávamos a ação, ficamos em dúvida se conseguiríamos realizar as solicitações que surgiriam, mas, para nossa surpresa, os desejos que as pessoas têm são simples, como um prato feito pela esposa, um brinde com espumante ou a visita de um filho ou de um pet”, observa Marice Boeira, coordenadora de Enfermagem das Internações Adultas.

Em sua quinta edição, o Dia do Desejo transformou em realidade nove pedidos que andavam escondidos na mente de nove pacientes. Sem que eles percebessem, um a enfermeira, a Cláudia Fadanelli, conversou dias antes com cada um deles e com seus familiares, a fim de tentar entender do que mais sentiam falta. A partir das conversas, e com a participação de em torno de 30 profissionais, foi possível criar um roteiro de entregas que começou com um almoço oferecido no terraço do Complexo Hospitalar ao seu Mário Roque Basso, 71 anos, internado há 36 dias em função de um câncer.

“Preparei para ele um macarrão ao molho de carne temperado com cravo e canela”, disse a esposa, enquanto secava as lágrimas.

Na verdade, seu Mário, que por 20 anos foi professor de Design Têxtil e de Tecnologia de Produtos do curso de Moda e Estilo da Universidade de Caxias do Sul (UCS), realizou dois desejos: além de saborear um de seus pratos favoritos, recebeu a visita de seu cachorrinho, o Bili.

“É isso o que importa nas nossas vidas, é isso o que fica”, comentou seu Mário, emocionado e sem se sentir merecedor de tantas homenagens, referindo-se ao que de fato importa nesta vida.

Em outra mesa montada especialmente no terraço, outro paciente, o seu Aloísio Afonso Schabarum, 62 anos, morador de Pinhal Alto, localidade pertencente ao município de Nova Petrópolis, foi recebido para almoçar uma massa com calabresa acompanhada de purê de batata.

“Desde que começou a pandemia, nunca mais tínhamos almoçado fora de casa”, revelou a esposa, feliz em estar assistindo ao marido, que está em tratamento de um câncer, ter um dia diferente.

Nos leitos de internação, na parte interna da instituição, outros sete desejos viraram realidade. Um deles foi solicitado por uma funcionária do Pronto-Atendimento Unimed Caxias dos Sul, a Caroline Costa Vieira, 25 anos, que está hospitalizada há 33 dias.

“Isso é cura”, resumiu Caroline, enquanto abraçava suas duas cachorras, a Nana e a Copélia. “Elas são como irmãs para mim”, complementou, feliz, enquanto investiga uma dor na coluna que comprometeu o movimento de uma de suas pernas.

No mesmo quarto em que Caroline está, no leito ao lado, dona Olívia Brombatti Camello, uma nona acamada que sabe de cor quantos netos e bisnetos tem, deu uma aula de vida. Cozinheira de mão cheia e há 14 dias internada, ela pediu arroz, feijão, batata frita e purê de batata, degustados tranquilamente, sem a pressa dos jovens.

“Em casa, sempre gostei de cozinhar polenta, risoto, bife à milanesa e por aí vai”, disse, sorridente, enquanto petiscava uma batatinha.

Quem também estava faceiro, curtindo o dia diferente, era seu Nelson Scalcon Pitombo, 78 anos, que enfrenta um câncer. Ao ser solicitado para levantar a taça de espumante, desejo dele acompanhado de risoto de camarão e sagu com creme, ele foi mais do que rápido: ergueu a garrafa cheia, esbanjando força de vontade e esperança de dias melhores.

Outros pacientes que também tiveram seus desejos atendidos foram dona Lourdes Joana Dal Corno, 89 anos e internada há 14 dias para tratamento clínico, que pediu a visita do filho; dona Leci dos Sanos, 82 anos e internada há 17 dias também para tratamento clínico, que solicitou a presença de seu neto; Valter Antônio da Rosa, 61 anos, com esclerose lateral amiotrófica e internado há dois anos e meio, que foi presenteado com um vídeo dos filhos; e Maria Paula Rabello Soares, 50 anos, com câncer e internada há seis dias, que recebeu a visita da filha de sete anos.

Confira as fotos da equipe que estiveram por trás desta linda e emocionante ação: