A Unimed Nordeste-RS acaba de dar mais um passo em sua jornada de inovação em benefício para a comunidade. Ao lado das empresas Florense, Marcopolo, Metadados, Randoncorp e Soprano, a cooperativa médica passa de associada a mantenedora do Instituto Hélice, e assume uma postura de maior protagonismo no ecossistema de inovação aberta na região. A parceria foi assinada neste mês, no auditório do Centro de Cirurgia Robótica Unimed, em Caxias do Sul (RS).

 


Parceria foi oficializada pelo presidente da Unimed Nordeste-RS, Dr. André Leite, pela diretora Executiva do Instituto Hélice, Salissa Paes, pelo vice-presidente da cooperativa médica, Dr. Lisandro Pavan, e pelo presidente do Conselho de Governança do Instituto, João Paulo Pohl Ledur. 

 

O presidente da Unimed Nordeste-RS, Dr. André Leite, afirma que para a cooperativa é uma honra integrar o Conselho do Instituto Hélice, já que, assim, poderá contribuir ainda mais para o fomento da inovação aberta. Dr. André acrescenta que, com a mudança, a Unimed poderá incrementar a experiência dos clientes, estabelecer novas parcerias e modelos de negócios, buscar novas estratégias e melhorar processos em busca de maior eficiência operacional.

 

“Ninguém faz inovação sozinho. A inovação colaborativa, dentro de um modelo de inovação aberta, faz todo o sentido e conversa plenamente com o modelo de gestão que a Unimed busca, com a união de vários players, fortalecendo não só a Serra Gaúcha, mas também ‘além-fronteiras’. A saúde é uma área a ser explorada, com inovação e implantação de tecnologias de forma contínua, desenvolvimento de produtos e serviços correlatos, incorporação de tecnologias alternativas e estímulo ao turismo de saúde, uma vez que temos infraestrutura altamente especializada na região”, acredita.


O presidente da Unimed Nordeste-RS destaca que a maior provedora de saúde privada da Serra Gaúcha tem o papel de conduzir a cultura do open health – sistema que centraliza, otimiza e unifica as informações sobre os pacientes – e que a parceria com o Instituto Hélice busca a consolidação dessa estratégia.           

Com este movimento, a Unimed Nordeste-RS passa a integrar o Conselho de Governança do Instituto Hélice, hoje presidido por João Paulo Pohl Ledur, diretor de Estratégia e Transformação Digital da Marcopolo.

 

“É um orgulho podermos receber a Unimed como mantenedora do Hélice. O Instituto tem o objetivo de atuar no ecossistema de inovação gerando transformação e impacto. A gente entende a importância de olharmos para as pessoas e para a saúde. A Unimed, por sua vez, olha de forma estratégica para a inovação em sua área de atuação, conectando-se aos objetivos do Hélice e das demais empresas associadas. Esse passo vem para somar de forma impactante nas futuras entregas do Instituto”, destaca Ledur.

 

O conselheiro que representará a Unimed no Instituto Hélice será o coordenador de Inovação e Tecnologia da cooperativa, Dr. Vinicius Lain, que já está à frente de diversos processos que têm por objetivo buscar excelência operacional nos três eixos: pessoas, processos e tecnologia.      

 

Sobre a Unimed Nordeste-RS

Fundada em 9 de junho de 1972, a Unimed Nordeste-RS detém 56% do mercado de planos de saúde na Serra Gaúcha, reunindo mais de 1,3 mil médicos cooperados, 2,7 mil colaboradores, 12 mil empresas clientes e 450 mil vidas sob sua proteção. Além de uma ampla rede de serviços credenciados, sua estrutura engloba diversos serviços próprios que incluem o Hospital Unimed; a Unidade Materno-Infantil; Prontos-Atendimentos Unimed 24 Horas em Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Farroupilha; Laboratórios de Análises Clínicas; Centro de Diagnóstico por Imagem; Serviço de Ecografia Gineco-Obstétrica; Serviço de Onco-Hematologia; Centro de Cirurgia Robótica; Hemodinâmica; Saúde Ocupacional; Atenção Domiciliar; SOS Emergência e rede de farmácias. Atualmente, está presente em 17 municípios: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Nova Petrópolis, Nova Roma do Sul, Picada Café, Pinto Bandeira, Santa Tereza e São Marcos.

  

Sobre o Instituto Hélice

O Instituto Hélice oferece processos estruturados para inovação aberta, aprendizado e desenvolvimento de conexões para o crescimento das empresas associadas. É responsável por conectar as empresas associadas com soluções tecnológicas que buscam melhorar as suas operações. O Instituto também tem como objetivo apoiar a transformação tecnológica das organizações e de promover oportunidade de investimentos e parcerias.