Um passo inédito na inovação em saúde para toda a Serra Gaúcha, o robô Da Vinci X chegou ao Complexo Hospitalar Unimed Nordeste-RS, em Caxias do Sul, na última quinta-feira, 1º de fevereiro. A vinda do primeiro equipamento de cirurgia robótica da região marca o lançamento do Programa de Cirurgia Robótica da Unimed Nordeste-RS, que passa a disponibilizar aos cirurgiões acesso à inovação tecnológica e à comunidade toda a precisão e a segurança de um dos robôs cirúrgicos mais modernos do mundo.

 


Complexo Hospitalar Unimed começa agora a etapa de instalação da plataforma de cirurgia robótica. Na foto, coordenadora do Programa de Cirurgia Robótica, Thaís Bordin, e presidente da Unimed Nordeste-RS, Dr. André Leite / Créditos Tom8d

 

“A chegada da cirurgia robótica reafirma o compromisso da nossa cooperativa em oferecer, sempre, o que há de melhor em saúde e inovação à comunidade da Serra Gaúcha. Este é um investimento pioneiro na região, que permitirá ao Complexo Hospitalar Unimed seguir como instituição de referência entre os melhores hospitais do país”, avalia o presidente da Unimed Nordeste-RS, Dr. André Germano Leite.

 

Leia também: 7 perguntas e respostas sobre o Programa de Cirurgia Robótica do Complexo Hospitalar Unimed Nordeste-RS

 

Para assegurar uma assistência à saúde de excelência, a cooperativa médica entrega uma sala cirúrgica de 57 m² preparada para atender cirurgias robóticas, localizada no Bloco B do Complexo Hospitalar. Além da sala operatória, a instituição possibilitará aos cirurgiões certificados e em certificação acesso à plataforma de simulação de cirurgia robótica. O simulador funcionará em um novo espaço, em um auditório de 47 m² anexo à sala cirúrgica, de onde também será possível acompanhar os procedimentos, realizar reuniões e workshops.

 

Sistema Cirúrgico Da Vinci é referência mundial em cirurgia robótica


Desenvolvido pela empresa norte-americana Intuitive, o Sistema Cirúrgico Robótico da Vinci X é a quarta geração do robô Da Vinci e um dos mais modernos do mundo. Entre seus diferenciais, está a garantia de uma intervenção precisa e minimamente invasiva, o que diminui os riscos de complicações e o tempo de recuperação do paciente.

 

Conforme a equipe do Programa de Cirurgia Robótica da Unimed Nordeste-RS, o equipamento possibilita a realização de procedimentos das mais diversas especialidades, como urologia, ginecologia, torácica, coloproctologia, cirurgia geral, cirurgia digestiva, cirurgia de cabeça e pescoço, entre outras.

 

“A cirurgia robótica traz importantes vantagens em relação à cirurgia convencional (aberta), como um acesso minimamente invasivo, visão ampliada tridimensional e em alta definição, câmera estável e guiada pelo cirurgião e melhor ergonomia para o médico. Comparando com a laparoscopia, a robótica oferece ao médico uma visão full HD 3D, filtro de tremor e maior amplitude de movimento, além de facilitar ao cirurgião o alcance de estruturas que nenhuma outra modalidade oferece”, explica a enfermeira e coordenadora do Programa de Cirurgia Robótica, Thaís Bordin.

 

A profissional ressalta que, para poder operar com a plataforma robótica, o cirurgião precisa estar certificado, ou seja, cumprir os critérios estabelecidos pela Resolução do Conselho Federal de Medicina Nº 2.311/2022 e pelas sociedades médicas.

 

“O Programa de Cirurgia Robótica da Unimed Nordeste-RS será composto por profissionais altamente capacitados. Hoje, a cirurgia robótica é considerada o padrão ouro no tratamento de diversas especialidades médicas, sendo sinônimo de inovação e excelência em saúde”, resume a coordenadora.

 

Atualmente, o Complexo Hospitalar Unimed já conta com um auditório para a realização de eventos e transmissões ao vivo – que, em breve, poderão ser realizadas também do novo auditório robótico –, oferecendo à Serra Gaúcha um verdadeiro espaço de educação continuada, networking e oportunidades de conexão na área de saúde e inovação tecnológica.

 

Próximos passos


Mais informações sobre o Programa de Cirurgia Robótica da Unimed Nordeste-RS estarão no espaço da cooperativa na 34ª Festa Nacional da Uva, que ocorre de 15 de fevereiro a 3 de março. Além de outras ativações, o estande terá um simulador de cirurgia robótica, permitindo que toda a comunidade conheça, mais de perto, todos os benefícios da tecnologia. A primeira cirurgia robótica da Serra Gaúcha tem previsão para ocorrer dentro dos próximos meses.