Todos os anos nos deparamos com o mesmo dilema: com tantas atividades, bebidas e comidas gostosas, fica praticamente impossível passar ileso pelo final de ano. E embora essa época seja a mais indicada para fazermos projetos para os próximos meses, com certeza é a menos acertada para começarmos qualquer prática que lembre dieta ou regime. Mas você sabia que não precisa renunciar a uma ceia farta no Natal?

 

O organismo sabe compensar os descuidos ocasionais, principalmente quando conseguimos manter uma alimentação equilibrada no restante do ano. O importante é que as refeições saudáveis predominem sobre os excessos de fim de ano. Por isso, confira abaixo 5 dicas trazidas pelos nossos profissionais de nutrição para te ajudar a equilibrar a sua ceia e uma alimentação mais saudável:

 

 

 

1 - Beba bastante água

Você sabia que quem está mal hidratado sente mais fome? Isso acontece pois o alimento é uma forma indireta do organismo reter água e por isso emite uma mensagem para que você coma. Beba bastante água, antes e depois da ceia.

 

2 - Evite ficar mais que três horas sem se alimentar

Isso mesmo. Não deixe para comer só durante a ceia! Com a correria das festividades, às vezes nossa alimentação fica desequilibrada nessa época do ano. Por isso, faça pequenos lanches durante o dia na véspera, porque assim fica mais fácil evitar comer muito durante a ceia.

 

3 – Fique de olho na quantidade, mas não se prive

Não deixe de comer seus pratos favoritos de final de ano. O importante nessa época do ano é não restringir o consumo e passar vontade, por isso busque provar pequenas porções de todas as guloseimas e acompanhá-las com vegetais e frutas. Dessa forma, você aproveita bem a ceia e equilibra a sua dieta.

 

4 – Se for possível, evite carnes e ingredientes gordurosos

O pernil pode ser um corte extremamente gorduroso. Uma boa opção pode ser trocar pelo Peru, Chester ou Lombo que são deliciosos, mais saudáveis e magros. Da mesma forma, se você gosta, não abra mão da farofa, apenas cuide para não exagerar na manteiga que é uma bomba calórica totalmente dispensável.

Geralmente, o arroz da ceia leva ingredientes especiais para ficar mais bonito e gostoso. Na hora de escolher, opte pela castanha, pelas passas ou amêndoas que têm teor de gordura reduzido.

 

5 - Compre apenas o necessário

Por fim, não deixe que todas as guloseimas sobrem e sejam consumidas durante o resto do mês – desequilibrando a dieta ou indo para o lixo. Compre apenas o necessário para a sua ceia.

Se você ainda está em dúvida do que preparar neste ano, confira o nosso Unibook com receitas saudáveis e saborosas para o seu Natal. Clique aqui e baixe gratuitamente!