No outono, as feiras ganham um colorido especial, com uma variedade de frutas e vegetais típicos da época disponíveis para diversificar o cardápio. Mas esse não é o único benefício de consumir alimentos da safra.

 


Leia mais: descubra o poder dos sucos verdes e sucos detox na sua saúde

 

Ao optar pelo que está em alta na estação, você ganha em preço e qualidade: além de custos mais baixos, os itens têm sabor mais intenso e são produzidos com menos uso de agrotóxicos.

 

Neste artigo, vamos explorar os principais benefícios de incluir mais alimentos da estação nas suas refeições, apontando algumas opções saborosas.

 

Por que os alimentos da estação são sinônimos de saúde, sabor e economia?

 

Os alimentos da safra geralmente são colhidos no auge de seu desenvolvimento. Isso quer dizer que as frutas e vegetais da estação, além de frescos, estão repletos de nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais e antioxidantes, que contribuem para manter a saúde em dia.

 

Produtos da safra também são cultivados em condições ideais. Por isso, necessitam de menos pesticidas e agrotóxicos, o que reduz a exposição dos consumidores a substâncias químicas e auxilia na preservação do meio ambiente.

 

Importante lembrar que, na agricultura, assim como na economia, vale a lei da oferta e da procura: com mais produtos disponíveis no mercado, seus preços tendem a cair e eles ficam mais acessíveis. Esse ciclo econômico favorece tanto produtores quanto consumidores. A saúde do seu bolso também vai agradecer!

 

Os destaques do outono e seus benefícios para a saúde

 

Quem já experimentou frutas do outono sabe que o gostinho é diferenciado. Isso porque a colheita no momento certo proporciona sabores mais intensos e naturais, além de textura mais suculenta. Abriu o apetite?

 


Leia mais: saiba a importância dos lanchinhos saudáveis para as crianças e confira receitas fáceis e gostosas para o dia a dia!

 

Para ajudar você a aproveitar o melhor da estação, listamos alguns dos destaques do período:

 

  • Abacate - rico em  vitaminas A, do complexo B e C, contém também sódio e potássio. Além de contribuir para a manutenção dos níveis adequados de colesterol, por conta das gorduras boas, é uma ótima fonte de energia, podendo até aliviar o cansaço mental.

 

  • Banana - rica em carboidratos e potássio, contém vitaminas A, B e C, cálcio, entre outros. Contribui para o bom funcionamento do sistema nervoso, do aparelho digestivo e pode ser indicada ainda para evitar cãibra. 

 

  • Maçã - uma das estrelas do outono contém potássio, fósforo, vitamina C e vitaminas do complexo B, podendo auxiliar na redução de problemas do intestino (quando consumida com casca), da pele e do sistema nervoso, além da queimação da azia.

 

  • Batata doce - fonte de carboidrato complexo (aquele que é absorvido mais lentamente pelo corpo), contém fibras, vitaminas do complexo B, vitamina A, C e sais minerais, podendo auxiliar no reforço do sistema imunológico e no controle da pressão arterial.

 

  • Chuchu - contém vitaminas do complexo B, vitamina C e sais minerais, contribuindo para a saúde da pele. Também pode ser uma boa opção para quem está controlando as calorias.

 

  • Repolho - contém ferro, cálcio, sódio, fósforo, potássio e fibras, além de vitaminas do complexo B, auxiliando na formação de ossos e dentes e no bom funcionamento do intestino.

 

Que tal começar a montar sua lista para aproveitar o próximo dia de feira? Além de consumir alimentos frescos e mais saborosos, você vai economizar sem deixar de lado os cuidados com a saúde!