Se você é o tipo de pessoa que gosta de um bom cacho de uva no verão ou até mesmo de um suco natural da fruta durante as refeições, talvez fique ainda mais impressionado ao descobrir que o alimento também oferece uma série de benefícios incríveis para a sua saúde.

 

Abundante nessa época, a uva também é fácil de encontrar na região. Atualmente, o Rio Grande do Sul se destaca como o maior produtor de uvas finas no Brasil, colhendo cerca de 870 mil toneladas da fruta anualmente, sendo a região Nordeste, principalmente a Serra Gaúcha, uma das principais produtoras do país.

 

Confira a seguir 8 benefícios da uva que (talvez) você não saiba:

 


Veja também: confira quais são as frutas da estação e tenha uma alimentação mais saudável neste verão

 

1. Uma ótima aliada do coração

Estudos recentes indicam que produtos à base de uva, como o suco concentrado, são ricos em flavonoides, substâncias que, entre outras vantagens, ajudam a controlar o colesterol e reduzir a pressão arterial, prevenindo assim doenças cardiovasculares.

 

2. Poder antioxidante

O suco de uva também é abundante em polifenóis, substância que exerce um ótimo papel antioxidante, combatendo os efeitos nocivos dos radicais livres e promovendo uma melhor saúde celular.

 

3. Mantém o cérebro saudável

Estudos recentes mostram que a uva pode ser uma aliada na saúde do cérebro, reduzindo danos oxidativos e potencialmente diminuindo o risco de doenças como Alzheimer e Parkinson. Além disso, também contribui para a melhora da cognição e da memória.

 

4. Aliada na prevenção do câncer

A uva apresenta propriedades que auxiliam na prevenção de diversos tipos de câncer, entre eles estão o de pulmão, intestino, mama e cólon.

 

Veja também: Dia Mundial da Luta Contra o Câncer - descubra a importância da conscientização e da prevenção

 

5. Oferece suporte hepático e renal

Além do coração e do cérebro, a uva e seus derivados também são benéficos para o fígado, reduzindo riscos de doenças renais.

 

6. Previne o envelhecimento

Com os seus efeitos antioxidantes e a capacidade de reparar células do corpo, a uva pode ser uma ótima aliada na redução dos efeitos do envelhecimento.

 

7. Melhora na saúde intestinal

Devido à presença de fibras alimentares, antioxidantes e compostos bioativos, um bom cacho de uva também auxilia no correto funcionamento da flora intestinal, contribuindo para um sistema digestivo mais saudável.

 

8. Reforço imunológico

Rica em ativos com propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, a uva também fortalece o sistema imunológico, promovendo uma defesa eficaz contra doenças e infecções no dia a dia.

 

Em resumo, a uva não é apenas uma fruta deliciosa, mas também traz uma série de benefícios para a sua saúde e aumenta a sua imunidade contra doenças e infecções. Então, ao saborear uvas ou tomar um suco natural, você não só satisfaz o paladar, mas também investe em saúde e melhor qualidade de vida de uma forma simples e muito saborosa.

 

Gostou das dicas? Confira mais conteúdos sobre alimentação saudável no blog Viver Bem!