Você sabia que os homens vivem, em média, 7 anos a menos do que as mulheres, segundo o IBGE? Entre os grandes fatores para essa diferença tão grande está a baixa frequência com que o homem vai ao médico, realiza exames ou se preocupa com a sua saúde.

Outro dado, esse do Centro de Referência em Saúde do Homem, mostra que mais da metade dos pacientes do gênero masculino só procura atendimento médico em caso de problemas de saúde avançados. O que é muito prejudicial, já que doenças, quando identificadas, só são conhecidas em sua fase mais terminal ou em estágio muito avançado.

Se você é homem e se encaixa no cenário que descrevemos acima, que tal seguir algumas das dicas abaixo e começar a cuidar hoje mesmo da sua saúde? Confira:

Cuidados essenciais: o que você deve fazer com frequência

  • Vá ao médico mais vezes ao ano

Talvez a principal mudança que o homem pode fazer para ter uma vida longeva e saudável é procurar um médico regularmente para um checkup. Fazer exames preventivos anualmente, principalmente a partir dos 30 anos, permite identificar alterações no seu organismo e tratá-las logo no início, antes que causem danos graves, evitando assim sequelas. Exames básicos como aferição da pressão arterial e exames laboratoriais como glicemia e colesterol já auxiliam a monitorar grande parte das doenças do dia a dia ao qual o homem está sujeito.  

  • Depois dos 40, uma visita por ano ao urologista é essencial

Conforme dados do INCA, cerca de 42 homens morrem todos os dias em decorrência do câncer de próstata e aproximadamente 3 milhões convivem diariamente com a doença. Para ficar longe dessa estatística, o exame preventivo é fundamental. Os exames de sangue e toque retal podem identificar alterações iniciais, permitindo tratamentos com melhores resultados e menos sofrimento, aumentando o seu índice de cura.

  • Inclua na sua rotina um momento para os cuidados emocionais

Não é novidade que grande parte da população masculina ignora o impacto das questões emocionais no dia a dia. Negligência que é extremamente nociva, já que problemas emocionais (que podem ocorrer com qualquer pessoa, em diferentes momentos da vida) podem desencadear quadros mais sérios como ansiedade, depressão, distúrbio alimentar ou uso abusivo de álcool, por exemplo. Então, incluir conversas ou até mesmo um acompanhamento psicológico ou psiquiátrico no seu cotidiano pode trazer uma melhor qualidade de vida.

  • Vacine-se

Na idade adulta, seja pela falta de hábito ou correria do dia a dia, acabamos deixando de tomar vacinas importantes que podem prevenir várias doenças infecciosas e aumentar a nossa longevidade. Por isso, converse com o seu médico sobre os benefícios e indicações de vacinas contra HPV, meningite, pneumonia, herpes-zóster e outras.

 

Além desses cuidados essenciais, também é interessante incluir em sua rotina cuidados diários com o seu corpo e a sua aparência como:

  • Uma alimentação balanceada;
  • A prática regular de pelo menos um esporte ou exercício físico;
  • Evitar o tabagismo e o uso excessivo de álcool.
  • Lavar o rosto diariamente pela manhã e à noite;
  • Barbear-se após o banho (quando os poros estão abertos e o processo é menos abrasivo para a pele);
  • Usar protetor solar diariamente para evitar câncer de pele e envelhecimento precoce.

Lembre-se: estar satisfeito com a sua aparência contribui muito para uma boa autoestima e saúde mental.

Neste mês de novembro traremos aqui muitos conteúdos importantes de prevenção e promoção da saúde masculina, não deixe de conferir e colocar em prática algumas dessas dicas, elas são trazidas com base nos melhores conhecimentos médicos e vão te ajudar a ter uma vida longeva e saudável.