O Dezembro Laranja é uma Campanha da Sociedade Brasileira de Dermatologia para alertar sobre essa doença e as formas de prevenção. Para falar sobre esse tema, convidamos a Dra. Márcia Manozzo, médica dermatologista. 


O que é um câncer de pele?


É uma alteração nas células da pele, que começam a crescer desordenadamente, causando destruição tanto local como a distância, dependendo do tipo de tumor, e colocando em risco a saúde e a vida do paciente.


Existem duas categorias: o melanoma e o não-melanoma. Qual a diferença entre cada uma delas, sintomas e qual o mais perigoso?
O câncer de pele não-melanoma é mais frequente, costuma aparecer em áreas da pele mais expostas ao sol. Tem risco menor de metástase, mas pode causar grande destruição no local onde está. Já o melanoma é um tumor agressivo, com grande risco de metástase e morte. Pode aparecer tanto em áreas expostas à radiação como em áreas não expostas. É menos frequente, mas não são poucos os casos.


Qual a principal causa do câncer de pele? 
Para os dois tipos de câncer, a maior causa é comprovadamente a exposição à radiação solar. A radiação UV que a nossa pele recebe é cumulativa, ou seja, toda a radiação que recebemos desde o início das nossas vidas vai sendo acumulada no DNA das células e os danos aparecem com o tempo. Por isso a importância da prevenção para termos uma pele saudável ao longo de toda a vida.


Como devemos fazer a prevenção?
Devemos proteger a pele dos raios solares, utilizando protetor solar e evitando a exposição em horários em que a radiação está maior (das 10h às 16h). Da mesma forma, evitar o bronzeamento em câmaras de bronzeamento artificial, que emitem a mesma radiação que causa o câncer de pele.


Como é uma proteção solar adequada?
O protetor solar deve ser usado diariamente na pele exposta, com fator de proteção 30, no mínimo. No dia a dia, aplique uma boa quantidade pela manhã e reaplique no intervalo do almoço. Em atividades de lazer ao ar livre, reaplique a cada 2 ou 3 horas. Use protetores solares labiais. Bebês não devem ser expostos diretamente ao sol. A partir dos 6 meses, devem usar protetor solar infantil. Utilize chapéus de abas largas, camisetas, óculos escuros.


Como se manifesta o câncer de pele no início?
O não-melanoma pode surgir como manchas vermelhas ou descamativas, feridas que não cicatrizam ou sangram espontaneamente. O melanoma tende a aparecer como pintas ou manchas escuras que surgem ou crescem repentinamente. Pode ter mais de uma cor e ter forma irregular.


A pele tem um papel importante nas nossas vidas. Você poderia falar mais sobre isso e como cuidar dela?
A importância da pele na nossa vida é imensa! Ela nos protege, participa da manutenção da temperatura e hidratação do organismo, nos permite ter sensações. Mas uma das funções mais importantes é a sua função na aparência e autoestima. Ela é fundamental na nossa imagem e na relação que estabelecemos com o mundo e com as outras pessoas. Se estiver saudável e cuidada, nos deixa atraentes e com a autoestima elevada, contribuindo para a saúde física e emocional. Devemos proteger e cuidar do nosso maior órgão todos os dias e consultar o médico dermatologista anualmente.

 


Quer saber mais sobre este assunto? Dá um play e confira a integra de nossa entrevista com a Dra. Márcia Manozzo!