Comemorado em 9 de junho, o Dia da Humanização é um lembrete da importância de proporcionar acolhimento, carinho e atenção para nossos pacientes e profissionais.

 

Afinal, a Unimed Nordeste-RS é feita de pessoas, para pessoas. Dessa forma, faz todo o sentido que a nossa forma de cuidar seja centrada na humanização, o que deixa o atendimento e o tratamento, momentos muitas vezes complexos, mais leves e acolhedores.

 

 

O que é humanização?

 

Humanização, como o próprio nome já diz, é uma forma de tornar mais humano um determinado processo. Você já passou por uma internação hospitalar, por exemplo? Se sim, deve se lembrar de como nos deparamos com uma realidade bem diferente da que estamos acostumados.

 

Por vezes, são dias longe da família, se alimentando de forma diferente, com diversas restrições. A humanização promove formas simples de tornar esse momento mais confortável, seja no atendimento clínico ou em um exame simples, sejam cirurgias de alta complexidade ou internações na UTI.

 

Isso se dá por meio de um conjunto de técnicas e ações, todas com o objetivo final de trazer mais qualidade para a relação paciente-equipe. E, para que isso aconteça, ter empatia com os pacientes e seus familiares, além de respeitar suas opiniões e individualidades, é essencial.

 

Leia também: Atendimento pediátrico humanizado. Você sabe como funciona?

 

Na Unimed Nordeste-RS, esse conceito se estende também aos profissionais, que, assim como nossos pacientes, merecem todo o cuidado e atenção no seu dia a dia. Assim, além de garantir que nossas equipes estarão aptas a continuar cuidando, proporcionamos mais bem-estar para quem cuida.

 

Como funciona o Grupo de Humanização

 

Composto por funcionários de diversas áreas da Unimed Nordeste-RS, o grupo segue as diretrizes do Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar. Hoje, atua criando ações que trazem mais conforto e carinho para os pacientes e a equipe, embora o conceito de humanização já exista na cooperativa desde a fundação do Hospital Unimed, em 2004.

 

Além do Grupo de Humanização, alguns setores da Unimed Nordeste-RS têm seus próprios Núcleos de Humanização, responsáveis por desenvolver ações adequadas à realidade de cada área. É o caso, por exemplo, das capinhas de super-herói usadas para incentivar os pequenos que passam por cirurgias; das visitas aos pacientes internados na UTI em um espaço especial, o Solarium; da Nutrição e seus preparos temáticos durante todo o dia de aniversário dos pacientes e por aí vai.

 

 

O Grupo de Humanização também atua em ações junto ao setor de sustentabilidade, como a entrega de presentes personalizados no Natal, na Páscoa e para o Agosto Dourado. A atuação do grupo é essencial também em campanhas internas, como conscientizações sobre a saúde da mulher e do homem.

 

 

 

Leia também: Em alusão ao Mês da Amamentação, Unidade Materno-Infantil presenteia mamães com almofadas de aleitamento anatômicas confeccionadas pelo Banco do Vestuário de Caxias do Sul

 

Em outras datas comemorativas, se dedica a tornar o ambiente mais descontraído por meio de uma decoração especial e de apresentações culturais, como o Coro Unimed. Um dos seus principais projetos é o Dia do Desejo, quando os pacientes têm seus pedidos atendidos no hospital, claro, com todo o conforto e segurança, acompanhados pela equipe.

 

Pode ser uma visita dos netinhos, do pet, uma refeição em família... Momentos de carinho que resgatam a autoestima e que fazem toda a diferença para quem está longe de casa, trazendo mais inspiração, inclusive, para a própria equipe médica.

 

Agora que você já sabe o que é humanização e como esse conceito funciona na prática, siga nos acompanhando para conhecer mais nossa cooperativa. Na próxima vez em que você ouvir falar em atendimento Unimed, saberá que existe uma equipe humana por trás, dedicada a transformar vidas. Afinal, de saúde a gente entende, de pessoas a gente cuida!

 

Leia também: Nove realizações e muitas emoções marcam a 5ª edição do Dia do Desejo do Complexo Hospitalar Unimed Nordeste-RS