O herpes-zóster, conhecido popularmente como cobreiro, é uma condição causada pelo vírus varicela-zóster, também responsável pela catapora. Este vírus permanece latente no organismo e, em muitos casos, é reativado na idade adulta, causando lesões dolorosas na pele. A seguir, saiba o que é o herpes-zóster, seus principais sintomas, complicações e a importância da vacinação para prevenir essa doença que pode trazer desconforto significativo na idade adulta.

 

Veja também: Central de Vacinas: por que você deve sempre manter o seu calendário vacinal em dia?

 

De forma geral, o herpes-zóster pode manifestar-se desde uma forma branda, discreta e não progressiva até uma forma mais grave, afetando órgãos importantes do corpo humano. O sintoma mais marcante é a dor intensa, persistente mesmo após o desaparecimento das lesões na pele. A doença é mais comum em pessoas com mais de 50 anos e em indivíduos imunocomprometidos, como aqueles com sistemas imunológicos enfraquecidos devido a doenças crônicas.

 

Os sintomas do herpes-zóster podem incluir desde sensações de formigamento, agulhadas e adormecimento, até febre, dor de cabeça, mal-estar, dores nos nervos, ardor e coceiras na pele. Em alguns casos, o herpes-zóster também pode levar a complicações graves, como infecções bacterianas secundárias, síndrome de Reye, infecção fetal, ataxia cerebelar aguda, trombocitopenia e a neuralgia pós-herpética (NPH), sendo esta última a mais comum.

 

A transmissão ocorre através do contato direto com as bolhas ou feridas na pele da pessoa infectada, bem como por gotículas respiratórias e objetos contaminados.

 

Como prevenir o herpes-zóster

Medidas simples podem ajudar a prevenir a propagação do vírus, como lavagem frequente das mãos, isolamento de crianças com catapora, desinfecção de objetos contaminados e precauções em ambientes hospitalares. No entanto, a melhor forma de prevenção do herpes-zóster ainda é a vacinação; ela é crucial para pessoas com mais de 50 anos, especialmente aquelas imunocomprometidas. Disponível na Central de Vacinas Unimed, ela é produzida a partir de proteínas encontradas na superfície do vírus varicela-zóster e é administrada em dose única.

 

Saiba mais sobre a Central de Vacinas

Seja para prevenir o herpes-zóster ou imunizar-se contra outras doenças, você e sua família podem contar com a Central de Vacinas Unimed. O serviço tem profissionais de enfermagem altamente treinados que garantem a atenção e cuidados necessários durante a aplicação das vacinas, além de uma completa estrutura de conservação, assegurando o controle total sobre os produtos e a máxima segurança.

 

Além disso, as vacinas que não se encontram disponíveis nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) também podem ser tomadas na cooperativa, com valores especiais para clientes Unimed. Mesmo que você não tenha a carteirinha ou algum registro médico das que já foram aplicadas, pode procurar a Central.

 

Confira os endereços da Central de Vacinas Unimed e coloque em dia o seu calendário vacinal:

 

Caxias do Sul

Segunda a sexta das 8h às 19h (sem fechar ao meio-dia).
Sábados das 8h às 12h.
Endereço: Espaço + Saúde, Rua Sinimbu, 2590 – São Pelegrino.
Telefones: (54) 3289.9300 ou (54) 9 9112.8510.

 

Farroupilha

Atendimento mediante agendamento.
Endereço: Pronto-Atendimento Unimed Farroupilha, Rodovia dos Romeiros, 2000.
Agende pelo telefone (54) 3289.9300 ou WhatsApp (54) 9 9112.8510.