O tratamento é uma etapa marcante da vida de quem passa pelo câncer de mama. Muitas são as mudanças vivenciadas pelos pacientes: tanto físicas quanto emocionais.

Depois de vencida essa fase, a vida continua, mas alguns cuidados são importantes para garantir a saúde de quem se curou do câncer. É fundamental, por exemplo, continuar fazendo os exames de rotina e seguir as orientações médicas, mesmo após o fim do tratamento.

Isso não significa, no entanto, que não é possível traçar planos para o futuro ou, então, tirar um tempo para si mesmo. Na verdade, são justamente atitudes como essa que podem trazer mais qualidade de vida para quem venceu o câncer.

Você conhece alguém que passou pelo câncer de mama ou essa pessoa é você? A seguir, veja algumas dicas para lidar de forma saudável com o pós-tratamento:

1. Inclua, em suas próximas consultas médicas, seu histórico completo do câncer de mama, com laudos, relatórios cirúrgicos, registros de exames de imagem e medicação tomada.

2. Busque um grupo de apoio. Voltar à rotina requer um período de adaptação e você não precisa lidar com isso sozinho: contar com pessoas que vivenciaram uma experiência parecida com a sua pode ajudar.

3. Considere o auxílio terapêutico com profissionais da psicologia. Situações de impacto podem afetar significativamente nosso emocional, por isso é tão importante entender como estamos, para que isso não acabe interferindo em outras esferas da nossa vida.

4. Cuide de você: escreva em um papel todas as atividades que te dão prazer e coloque-as em prática. Se você gosta de maquiagem, por exemplo, por que não definir um dia da semana para testar cores novas de batons e sombras? Ou caminhar poucos minutos por dia no parque para respirar ar puro? O autocuidado é uma etapa essencial – não somente no pós-tratamento do câncer, mas em todos os momentos de nossas vidas – e você é a única pessoa que pode fazer isso.

5. Escreva suas metas para o futuro. Nenhum tempo é perdido, mas sim vivido. Considere desde objetivos simples até os mais complexos, para semanas, meses e anos. Quando nosso cérebro visualiza informações organizadas, o sentimento de ansiedade para fazermos tudo o que queremos diminui. Vai dar tempo de fazer tudo: acredite!