Cuidar de quem amamos é um ato de grande valia e muito gratificante. Mas como cuidar de alguém sem antes cuidar de si mesma? É comum estarmos dispostas a acolher, oferecer uma escuta ou um colo aos nossos filhos, pai, mãe, irmãos e amigos. Mas manter o autocuidado é fundamental e necessário para nossa saúde e bem-estar.

Autocuidado é tudo que você faz por si, pelo seu bem-estar físico e emocional. É todo comportamento que depende única e exclusivamente de você e que atende desde as suas necessidades básicas até olhar para si com mais atenção e interesse.

Existem diferentes formas de praticar o autocuidado, no comportamento, nas emoções, nos relacionamentos. Veja abaixo:


Autocuidado físico

O autocuidado físico está relacionado as questões do corpo e dos ambientes em que estamos inseridos. Desde práticas de atividade física, o cuidado com a nossa imagem e apresentação, até o ambiente, como, por exemplo, criar um espaço acolhedor e que faça sentido para cada um de nós.


Autocuidado emocional

Buscar o autoconhecimento, manter-se atenta as suas emoções e sentimentos são formas de autocuidado emocional. Criar espaço para acolher o que sentimos e pensamos gera a segurança necessária para agirmos alinhados com os nossos valores de vida. Proporcionar momentos de pausa e escutar o seu pedido de descanso é imprescindível para sua saúde. Em meio à correria, tendemos a nos desconectar do autocuidado e o estresse e esgotamento emocional acabam tomando conta.


Autocuidado social

Somos seres sociáveis, buscamos conexões por meio da interação social e convivência. Por isso, permitir-se viver esses relacionamentos é uma forma de autocuidado. O contrário disso seria o isolamento e sabemos que isolar-se em demasia, muitas vezes, está relacionado ao adoecimento. Estabelecer limites nas relações também é de extrema importância e está relacionado ao autocuidado. Por vezes, dizer não ao outro é dizer sim ao seu autocuidado.

Cuide de quem você ama, mas cultive primeiro em si o hábito do autocuidado. Cuidar de si é um ato de amor próprio. Tendo isso em mente, saiba também que autocuidado é uma prática diária. Existe uma infinidade de oportunidades para praticarmos o autocuidado. Para isso, você pode:

1. Fazer pausas para respirar, observar o momento presente;

2. Investir no seu autoconhecimento através da psicoterapia;

3. Praticar atividade física, movimentar o seu corpo;

4. Ter hábitos de higiene e cuidado com o corpo;

5. Manter exames médicos em dia;

6. Noites de sono com qualidade e conforto;

7. Estabelecer limites nas relações;

8. Escutar e atender as necessidades do seu corpo.


Agora que você já sabe mais sobre como praticar o autocuidado, não se esqueça de seguir acompanhando nosso blog e outros canais para ficar por dentro de todas as novidades e conteúdos da Unimed Nordeste-RS!