Em média, a cada 15 minutos, um paciente requer uma transfusão de sangue no Brasil e apenas uma doação pode ajudar a salvar até quatro vidas. Por isso, doar sangue não é apenas um ato de carinho e altruísmo; é também algo fundamental para permitir que equipes médicas continuem a salvar vidas todos os dias.

 

Além de fazer o bem, você sabia que um decreto do estado do Rio Grande do Sul concede benefícios exclusivos para doadores regulares? Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre as vantagens de ser um doador e sobre o processo de doação de sangue!

 

Leia mais: Projeto Doador Fiel: colaboradores da Unimed Nordeste-RS mobilizam-se e doam sangue no Hemovita Caxias nesta sexta-feira

 

Doadores têm direito a meia-entrada

Além da satisfação de saber que você está fazendo a diferença e salvando vidas, doadores regulares de sangue que moram no Rio Grande do Sul têm direito a benefícios, como a meia-entrada. Conforme a Lei nº 13.891, de 2 de janeiro de 2012, doadores de sangue regulares têm direito à meia-entrada em eventos culturais, esportivos e de lazer realizados em locais públicos. A meia-entrada corresponde a 50% do valor do ingresso, sem restrição de data e horário.

 

Para ser considerado um doador regular de sangue, é necessário estar registrado em um hemocentro ou bancos de sangue do Estado do Rio Grande do Sul, com identificação oficial expedida pela entidade.

 

A lei define como doador regular a mulher que se submete à coleta no mínimo duas vezes ao ano e o homem que se submete três vezes ao ano, embora seja possível a mulher doar até três vezes/ano e o homem quatro. A carteira deve ter validade anual.

 

A importância da doação de sangue

Os serviços de saúde dependem fortemente das doações de sangue para manter seus estoques em níveis seguros e garantir que pacientes em tratamento contra o câncer, vítimas de traumas, pessoas em situações de urgência (como vítimas de acidentes de trânsito) e aqueles que se recuperam de anemias ou cirurgias de grande porte tenham acesso a transfusões essenciais para sua plena recuperação.

 

Veja também: "Meu pai e minha filha precisaram das minhas doações e sei o quanto foi difícil na ocasião conseguirmos todos os doadores necessários": os depoimentos dos colaboradores voluntários do Projeto Doador Fiel da Unimed Nordeste-RS

 

A doação de sangue pode ocorrer de duas maneiras principais: voluntária e de reposição. Na captação voluntária, que é uma das formas mais comuns, o doador se dirige até um hemocentro ou banco de sangue e voluntariamente faz a sua doação. Já no caso da captação de reposição, quando um paciente internado precisa de transfusões, seus familiares, amigos e pessoas próximas são convidados a doar para repor a quantidade de bolsas necessárias para o paciente. Isso evita que outros pacientes que necessitem do serviço fiquem prejudicados.

 

Doar sangue é rápido, fácil e totalmente seguro

Da triagem até a finalização da coleta, todo o processo leva cerca de 40 minutos, sendo que a coleta do sangue leva apenas cerca de 15 minutos. Além disso, você pode agendar sua doação de forma online.

 

Tornar-se um doador é simples. Confira os principais requisitos:

 

  • Apresentar documento original com foto;
  • Ter entre 16 e 69 anos*;
  • Sentir-se fisicamente bem;
  • Pesar acima de 50 kg;
  • Não ter doado sangue há menos de 60 dias, dentro de quatro doações anuais (homens), ou há 90 dias, dentro de três doações anuais (mulheres);
  • Não estar em jejum, mas evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação.
  • Evitar fumar duas horas antes da doação;
  • Não ter recebido sangue ou derivados há menos de um ano;
  • Não ter apresentado sintomas gripais, febre ou diarreia nos últimos 14 dias.

 

*Doadores de 16 e 17 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis legais ou trazer a autorização assinada por eles.

 

Se você atende aos requisitos e deseja fazer a diferença, não hesite em se tornar um doador regular. Para saber mais sobre o processo de doação e os fatores que podem impedir a coleta, baixe o nosso Unibook "Doar Sangue Salva Vidas" e confira tudo o que você precisa saber sobre o assunto! Sua ação pode ser a esperança que alguém precisa em um momento de dificuldade.

 

Veja também: Não sabe se deve doar sangue? Veja 3 motivos para fazer essa boa ação