É normal que, com as temperaturas mais baixas, tenhamos menos vontade de nos exercitar, já que o nosso corpo busca conservar o seu calor reduzindo o gasto de energia. Porém, você sabia que praticar atividade física durante o frio pode resultar em uma queima de calorias ainda mais eficaz do que no verão?

 

 

Isso ocorre porque o corpo precisa de energia extra para manter a temperatura corporal, o que pode levar a um aumento na queima calórica durante o exercício. Uma ótima notícia para quem já está no “projeto verão” ou quer buscar uma melhor qualidade de vida. Se este é o seu caso, confira a seguir algumas dicas importantes par para um treino mais eficiente durante o inverno.

 

Confira mais dicas para o inverno: como livrar-se da preguiça em dias frios? Veja dicas práticas!

 

1. Esteja sempre bem agasalhado

Embora você possa sentir calor durante o exercício, é importante proteger-se adequadamente do frio. Opte por usar camadas de roupas que possam ser facilmente retiradas à medida que você aquece. Escolha peças confortáveis, como calças e camisetas de manga longa. Roupas mais justas, como as de segunda pele, oferecem melhor proteção. Em temperaturas extremamente baixas, considere adicionar um gorro e luvas para se manter aquecido.

 

Importante: após o término da atividade física, coloque novamente todos os agasalhos para ajudar na correta estabilização da temperatura corporal.

 

2. Faça alongamentos

Mesmo no inverno, não ignore o alongamento antes do treino. O frio pode deixar os músculos mais contraídos, aumentando o risco de lesões. Além disso, o alongamento ajuda a manter um melhor desempenho durante o exercício.

 

3. Aqueça-se com um pré-treino aeróbico

Além dos alongamentos, você também deve realizar um aquecimento adequado para evitar lesões no inverno. Lembre-se de respirar pelo nariz para que o ar gelado seja filtrado antes de chegar aos pulmões. Isso ajuda a prevenir desconfortos respiratórios.

 

Veja também: Como começar a correr? Confira dicas práticas para manter o ritmo e evitar lesões

 

4. Mantenha-se hidratado

Mesmo sem sentir sede, mantenha-se hidratado antes, durante e após os exercícios aeróbicos. O suor, muitas vezes não percebido no frio, pode levar à desidratação. Prefira a água pura para se manter hidratado durante a atividade.

 

5. Cuide da sua alimentação antes do treino

Alimentar-se antes do treino é fundamental, especialmente no inverno, quando o corpo necessita de mais energia para se manter aquecido. Dê preferência para alimentos como pães integrais, ovos e frutas para fornecer “combustível” para o seu treino.

 

6. Cuidados pós-treino

Após o exercício, não esqueça de trocar as roupas suadas por roupas secas para evitar o resfriamento excessivo. Para aquecer o corpo por dentro, desfrute de bebidas quentes, como chás.

 

Você pode conferir ótimas receitas neste post: Chás de inverno - 3 ótimas receitas para esquentar os dias frios

 

Lembre-se: você não precisa deixar o frio interferir nos seus objetivos de condicionamento físico ou de levar uma vida mais saudável. Com essas dicas, você estará preparado para se exercitar de forma eficaz e segura, aproveitando ao máximo os benefícios da atividade física mesmo nos dias mais gelados.

 

Quer mais dicas sobre como cuidar do seu bem-estar nesta estação? Baixe o nosso Unibook Saúde à prova de inverno e confira dicas úteis para melhorar sua imunidade nos dias frios e ter uma melhor qualidade de vida mesmo em temperaturas baixas.