O período entre o fim de ano e início de outro é conhecido como o momento de planejar novos projetos e encerrar ciclos. E não é incomum que, junto com isso tudo, surjam fatores que afetam nossa saúde emocional, como o estresse e a ansiedade.

Para que esse período não se transforme em um verdadeiro gatilho, precisamos estar atentos a alguns aspectos. A seguir, listamos 8 passos para não perder de vista se você quiser tornar o seu novo ano mais tranquilo. As dicas são da psicóloga Juliana Ollé e das nutricionistas Annelise Fochesatto e Karen Pissetti.

1. Diminua a régua da autocrítica

Por vezes, acabamos supervalorizando os aspectos negativos de uma situação. Acontece que, quanto mais somos exigentes, maior é o sofrimento quando algo não sai exatamente como planejado. Permita-se criar um diálogo mais compassivo, reconhecendo que você fez o seu melhor e o que pode fazer diferente da próxima vez. Seja carinhoso consigo, assim como você é com que você mais ama.

2. Não seja tão rigoroso com as dietas

Se você ainda está de férias, atenção: embora essa época do ano seja a mais indicada para fazermos projetos de vida, com certeza é a menos acertada para começarmos qualquer prática que lembre dieta. Privar-se da mesa quando ela está mais farta e enfeitada, quando todos festejam o prazer de comer, é se submeter a um duplo castigo, que só nos deixará deprimidos, tristes e insatisfeitos. São sentimentos que mais colaboram para desequilibrar nosso organismo do que para manter uma silhueta saudável.

3. Curta o momento e procure manter os bons hábitos

Aos olhos de quem se dedica à ciência da nutrição, a preocupação deve ser menos com os quilos ganhos nesse período, e mais com as práticas alimentares ao longo das semanas e meses seguintes. O equilíbrio do organismo não vai ser alterado por um deslize em uma ou outra refeição, mas, sim, por hábitos cotidianos.

4. Veja a mesa das refeições como um momento para celebrar

Muitas pessoas enxergam a mesa farta como algo perigoso. Outras prometem começar regimes na segunda semana do ano. A relação com a comida deve ser a mais natural e agradável possível. Sofrimentos não fazem perder peso, apenas aumentam nossa cota de insatisfação. Se estivermos bem com nós mesmos, saberemos como equilibrar o prazer e o excesso. Lembrando sempre que a atividade física, associada a uma boa alimentação, traz o equilíbrio que precisamos.

5. Substitua a culpa

Troque a culpa e autocrítica pelo interesse em desenvolver uma habilidade para responder diferente numa próxima situação. Esse é o conceito de “responsa-habilidade”, uma maneira proativa de lidar com possíveis frustrações.

6. Valorize cada pequeno passo

Comemore suas vitórias e acontecimentos ao longo do ano. Isso vai gerar uma sensação de bem estar emocional e despertar a sua autoestima.

7. Acolha o que você está sentindo

É normal se sentir ansioso, estressado ou triste nos momentos difíceis que virão. Porém atente-se para não descontar esse sentimento em comportamentos que tragam prejuízos emocionais, como comer em excesso, comprar compulsivamente ou até exagerar na ingestão alcoólica. Ao contrário: cultive o acolhimento aos seus sentimentos, um olhar generoso consigo mesmo.

8. Viva o momento presente

Esteja atento ao aqui e agora, observe o seu corpo e suas necessidades emocionais. Escute a si, quando estiver cansado apenas descanse, permita-se fazer pausas. É comum a sensação de voltar “cansado” das férias, mas férias também são excelentes momentos para desfrutar de um bom momento de descanso. Faça suas programações, mas reserve momentos para curtir o “fazer nada”.