Profissionais de RH podem utilizar a comunicação assertiva para otimizar processos e melhorar o bem-estar de suas equipes

A comunicação assertiva tem ganhado cada vez mais espaço nas discussões sobre saúde e trabalho. Ela é uma ferramenta que traz inúmeros benefícios – não só para empresas, vale lembrar –, e uma de suas principais vantagens é poder ser utilizada por qualquer um. Na comunicação assertiva, as pessoas aprendem a expressar suas ideias com maior clareza, cuidando da relação.

Por esses motivos, a comunicação assertiva é considerada uma grande aliada à experiência de vida pessoal e profissional e aos resultados das organizações. Neste texto, você vai saber mais sobre o que é comunicação assertiva e sobre como os profissionais de Recursos Humanos podem usá-la para aprimorar o fluxo de trabalho, melhorar o bem-estar das equipes que gerenciam e contribuir de forma expressiva para os resultados do negócio.

Para entender como a comunicação assertiva funciona, conversamos com Renata Bidone, psicóloga, doutora em Comunicação Social e parceira da Unimed em palestras e capacitações em desenvolvimento de equipes e lideranças. Confira!

Quando falamos em comunicação assertiva para profissionais de RH, é importante entendermos, primeiramente, o que é comunicação assertiva. Como podemos definir isso?

A comunicação assertiva é a habilidade de transmitir informações com clareza e objetividade, fazendo com que sejam compreendidas pelo receptor de acordo com a intenção.

Qual a importância de entender e colocar em prática essa comunicação assertiva, dentro da lógica de uma empresa? Por que é importante que a equipe de RH esteja alinhada a essa comunicação?

Os profissionais de RH e GP (Gestão de Pessoas) atuam, também, como mediadores das relações e interesses das pessoas e da organização. Portanto, a habilidade da comunicação assertiva é fundamental, entre outros aspectos, para disseminar e garantir maior entendimento sobre os norteadores estratégicos e a cultura da organização. Essa habilidade também contribui para uma maior conexão entre as pessoas, gerando relacionamentos mais saudáveis – condição essencial para a agilidade, excelência dos processos e resultados mais prósperos para as pessoas, para os times e para o negócio.


Como, afinal, praticar essa comunicação? Quais são as dicas “de ouro”?

– Desenvolva autoconhecimento e inteligência emocional;
– Compreenda a cultura da organização e conecte-se com as pessoas: observe como as pessoas se comunicam e como preferem ser chamadas;
– Aprenda a escutar além do que está sendo dito: desenvolva e ofereça escuta empática, além do seu entendimento sobre o que o outro está tentando comunicar para verificar a compreensão;
– Compartilhe a sua intenção ao se comunicar;
– Peça o que precisa com clareza e a partir da sua necessidade, em vez de apontar o que pensa que há de errado com o outro;
– Diga do que está cuidando, quando não puder ajudar, diante do pedido de ajuda de alguém;
– Ao receber uma reclamação, contribua para que o outro expresse o que precisa para ficar bem;
– Após comunicar, verifique o entendimento do outro com protagonismo: “Eu gostaria de me certificar se fui claro(a), você poderia me dizer o que compreendeu sobre o que eu disse?”.