Soft Skills. Você já deve ter ouvido esse termo, principalmente no mundo corporativo, mas você sabe o que ele significa? As soft skills são habilidades interpessoais e de comportamento complementares às habilidades técnicas (ou "hard skills") de um profissional, mas igualmente importantes para o sucesso de sua carreira.

 

 

Ao contrário das habilidades técnicas, que podem ser medidas e ensinadas por meio da educação formal, as soft skills são mais difíceis de serem quantificadas. No entanto, elas são uma parte fundamental do sucesso profissional, pois afetam diretamente a forma como as pessoas se relacionam e influenciam a dinâmica de suas equipes e relacionamentos interpessoais.

 

O termo "soft skills" foi introduzido na década de 1970, mas é cada vez mais atual no meio corporativo, assim como as habilidades não técnicas que um profissional que deseja ter uma carreira longa e de sucesso precisa desenvolver. Confira as 7 principais:

 

 

1 - Comunicação Efetiva

 

A comunicação clara e efetiva é uma habilidade fundamental para o profissional do futuro. A capacidade de expressar suas ideias de forma coerente e estabelecer conexões significativas com outros profissionais é fundamental para o sucesso no ambiente de trabalho.

É sempre importante lembrar que não somos independentes e estabelecer relações saudáveis e claras com nossos colegas de trabalho é essencial. Para isso, trabalhar habilidades de escuta ativa, empatia e capacidade de se comunicar de forma eficaz são passos importantes para se tornar um profissional de destaque.

 

 

2 - Inteligência Emocional

 

De mãos dadas com uma boa comunicação, a habilidade de um ser humano de identificar e lidar com suas próprias emoções e as de outras pessoas, é uma das qualidades mais procuradas no mercado de trabalho atual.

Esta competência permite que os profissionais tenham uma visão mais positiva e otimista diante dos obstáculos do dia a dia, especialmente para gerentes e líderes. Um ótimo primeiro passo neste sentido é praticar a autoconfiança, entendendo suas qualidades e os pontos onde você pode melhorar.

 


3 - Liderança

 

A liderança é uma habilidade cada vez mais requisitada no mercado de trabalho. Ela envolve a capacidade de trabalhar em equipe, gerenciar tarefas, se comunicar eficazmente e se autoliderar. Uma boa liderança está diretamente atrelada a uma boa inteligência emocional, pois um profissional com o domínio desta qualidade conduz suas equipes de forma mais harmônica e eficaz, auxiliando na resolução de conflitos e motivando seus colegas, mesmo que não esteja em um cargo de liderança.

 

 

4 - Gerenciamento de Conflitos

 

O mercado de trabalho atual (e futuro) espera que seus profissionais sejam capazes de gerenciar conflitos, direcionando energia e recursos na resolução de problemas e buscando formas de aperfeiçoar os fluxos de comunicação entre colegas, equipes e empresas.

 

 

5 - Domínio de Tecnologia

 

Atualmente, quase a totalidade das operações e processos em uma empresa está baseada em algum tipo de tecnologia. Por isso, o domínio dessas ferramentas já deixou de ser um diferencial e se tornou um requisito em quase todos os mercados.  

 

 

6 - Criatividade

 

A criatividade é uma característica fundamental na vida moderna, especialmente no ambiente corporativo. A habilidade de pensar “fora da caixa” e oferecer soluções originais pode ser o seu diferencial em um mercado cada vez mais competitivo.

Desenvolver sua criatividade não é uma tarefa difícil, mas requer disposição para sair da zona de conforto e explorar novas ideias e conceitos. Isso inclui um aprendizado constante e atenção às tendências e inovações do mercado. Além disso, manter a curiosidade é fundamental para estimular a criatividade. Perguntar "por quê" e "como" e buscar respostas para questões desafiantes pode ajudar a expandir seus horizontes e criar soluções únicas e inovadoras.

 

 

 7 - Gestão de tempo

 

Por fim, mas não menos importante, a gestão de tempo é uma habilidade vital para que os profissionais sejam produtivos e entreguem suas tarefas de maneira eficiente. A habilidade de gerenciar o tempo de forma produtiva e sem grandes percalços pode alavancar a sua carreira, ao passo que garante uma rotina mais saudável e menos estressante.

 

Vale a pena conferir algumas atitudes essenciais para manter o corpo e a mente alinhados, tornando a rotina de trabalho mais saudável e produtiva.