Tosse, dor de garganta, nariz escorrendo… Que outros sintomas vêm a sua cabeça quando o assunto é gripe? Com a chegada da meia estação, a doença começa a aparecer cada vez mais entre a população e é comum nos perguntarmos como identificá-la e, mais importante, como nos proteger da gripe.

 

Como saber se estou gripado ou resfriado? Como funciona a vacina da gripe? Se você quer saber a resposta dessas e de outras perguntas sobre a doença, continue a leitura!

 

 

1. Que vírus causa a gripe?



A gripe é uma doença viral aguda do aparelho respiratório, de elevada transmissão, causada pelo vírus influenza. Os tipos de vírus influenza mais importantes e que causam doença em humanos são o A e B. Dos vírus Influenza A, se destacam os subtipos H1N1 e H3N2. Os vírus B apresentam dois subtipos.

 



2. Quais são os principais sintomas da gripe?

Os sintomas geralmente aparecem de forma repentina, sendo os mais comuns: febre alta, dor de cabeça, coriza, tosse, dor de garganta, dores no corpo e mal estar. Diarreia e vômitos podem ocorrer em crianças. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os outros sintomas se mantêm em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre.


 

A maior preocupação relacionada à gripe é que alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, podendo levar à internação e causar a morte. Por isso a vacinação é tão importante.
 

 


3. Qual a diferença entre gripe e resfriado?


O resfriado é uma doença mais branda, com sintomas mais leves. A febre é menos comum e quando presente, mais baixa. As complicações não são comuns. O resfriado é causado por diferentes vírus, como o rinovírus, o parainfluenza e o vírus sincicial respiratório. A gripe é uma infecção mais grave, costuma deixar a pessoa de cama e muito abatida.

 

4. Qual a melhor forma de prevenir a gripe?

A vacina é a melhor maneira de se evitar a gripe e suas complicações. A vacina tetravalente contra a gripe protege contra quatro tipos de vírus influenza: H1N1, H3N2 e duas variações de influenza B. A Central de Vacinas da Unimed Nordeste-RS dispõe da dose atualizada, a melhor proteção disponível contra a gripe. A revacinação anual contra a gripe é fundamental por dois motivos. O primeiro é que a proteção conferida pela vacina cai progressivamente e precisa ser reforçada. O segundo é que vão ocorrendo variações nos subtipos de influenza circulantes e, por isso, a composição da vacina é ajustada anualmente. A vacina previne grande parte dos casos de gripe e, quando ela ocorre, é menos grave.

 


5. Quanto tempo demora para a vacina fazer efeito?

O efeito preventivo da vacina é observado cerca de duas semanas após sua administração, por isso a aplicação da vacina deve ser feita antes do inverno, época em que ocorrem os maiores índices de infecção.

Outra grande vantagem de fazer a vacina anualmente é que os índices de proteção vão aumentando gradualmente a cada ano para quem sempre faz. Um mito que ainda existe e precisa ser esclarecido é que, como o vírus utilizado na vacina foi inativado em laboratório, não é possível que a vacinação provoque gripe.

 

 

Central de Vacinas Unimed


Criada para ampliar a cobertura da vacinação na região, a Central de Vacinas Unimed deixa clientes e médicos cooperados com total cobertura em qualquer tipo de vacina, em todas as idades. Afinal, as doses que não se encontram disponíveis nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) podem ser tomadas na cooperativa médica, com valores especiais para clientes Unimed.
 

 

Estão à frente do serviço profissionais de enfermagem treinados para oferecer qualidade técnica no atendimento, bem como toda a atenção e o cuidado necessários na hora da aplicação das vacinas. Por isso, uma enfermeira sempre está presente no local da aplicação. E, além disso, a Central de Vacinas Unimed também oferece atendimento a domicílio.



Outro diferencial da Central de Vacinas Unimed é a sua estrutura de conservação. Com geladeira específica, o espaço garante total controle sobre os produtos. As vacinas são aplicadas somente com prescrição médica.

 

Entre em contato e atualize seu calendário vacinal pelo  fone 54 3289.9300 ou WhatsApp 54 991128510.