Sair da rotina alimentar com as festas de fim de ano é normal. Seguir à risca a alimentação do dia a dia não é tão fácil com as comemorações familiares e confraternizações de trabalho e amigos. E tudo bem: hábitos alimentares saudáveis tendem a ser flexíveis. 

 


Leia mais: canela, muito sabor e benefícios para a saúde

 

Então não precisa se culpar quando comer rabanada e panetone, por exemplo, delícias típicas dessa época do ano. Ao invés disso, você pode evitar excessos. Confira algumas dicas neste texto! 

 

Adapte sua ceia

 

Uma boa estratégia para não pesar a mão nessa época do ano é adaptar alguns pratos clássicos para versões mais leves e completas, do ponto de vista nutricional. Alguns exemplos: 

 

Arroz: que tal incluir na ceia o arroz integral ou o multigrãos, que têm mais vitaminas e fibras comparados ao branco? Você também pode adicionar legumes, como cenoura ralada, além de nozes, castanhas e frutas secas. Essas opções também contam com mais fibras. 

 

Bacalhau, chester e peru: as versões assadas e com azeite, em vez de molhos gordurosos ou industrializados, são boas opções! No caso do peru e chester, remova a pele, rica em gordura e colesterol.  

 

Salada de maionese com batata: é rica em carboidratos e calorias. Nesse caso, vale reduzir a porção de arroz e farofa no prato. 

 

Lentilha, grão de bico e saladas cruas: essas opções são ricas em vitaminas e fibras, que ajudam a digestão. Inclua no prato de arroz, peru e farofa para balancear bem. 

 

Panetone: moderação é a chave. lembre-se: as versões trufadas e recheadas são mais ricas em gordura do que as tradicionais, com frutas secas. 

 

Rabanada: é possível fazer a versão assada, com menos gordura do que a frita. Já experimentou preparar rabanadas na air fryer? 

 

Salpicão: uma possibilidade é fazer essa receita com um pouco de iogurte natural e reduzir a porção de maionese. Pensando no sabor, você pode se surpreender com a refrescância dessa substituição parcial. Frutas secas e in natura, além de oleaginosas (como as castanhas), aumentam o valor nutritivo do prato. 

 

Nada de jejum

 

É comum pular algumas refeições antes da ceia, ou reduzir a quantidade de comida no café da manhã e almoço, por exemplo, como uma forma de compensar a ceia que está por vir. 

 

Porém, essa lógica de “economizar calorias” pode fazer com que você coma mais ainda, já que sua fome será maior no momento da festa. Procure se alimentar normalmente durante o dia e manter a hidratação. 

 

 

Hidratação é fundamental

 

Beber água ajuda seu sistema digestivo a funcionar bem. Isso pode aliviar o processamento do organismo nessa época do ano, repleta de delícias que você não come todos os dias.  

 

Uma boa opção para manter a hidratação e estimular a boa digestão é consumir chás nesse período. Hortelã, camomila, boldo, carqueja e anis-estrelado têm efeito digestivo.

 

Fonte: Unimed do Brasil.

 

O período entre o fim de ano e início de outro é conhecido como o momento de planejar novos projetos e encerrar ciclos. Que tal conferir 8 passos para tornar esse momento mais tranquilo?