As hepatites virais são um problema de saúde pública no mundo todo e, no Brasil, não é diferente, conforme o Ministério da Saúde, somente de 2000 a 2021, foram notificados 718.651 casos confirmados de hepatites virais em território nacional. 

 

 

De forma geral, as hepatites afetam o fígado e podem causar desde alterações leves a problemas graves. Na maioria das vezes, a doença não apresenta sintomas, mas quando eles aparecem, podem incluir cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. 

 

Confira abaixo os principais tipos de hepatite, causas e sintomas e como se prevenir:

 

Hepatites mais comuns no Brasil

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. O vírus da hepatite D também pode ser encontrado em menor frequência, especialmente na região Norte do país, já vírus da hepatite E é menos frequente no território nacional, sendo mais comum na África e na Ásia. 

 

Saiba mais sobre a Hepatite A

 

Causada pelo vírus A (HAV) da hepatite, também é conhecida como “hepatite infecciosa”. Na maioria dos casos, é uma doença de caráter benigno. Quando presentes, os sintomas iniciais são fadiga, mal-estar, febre e dores musculares. Esses sintomas iniciais podem ser seguidos de sintomas gastrointestinais como enjoo, vômitos, dor abdominal, constipação ou diarreia. 

A presença de urina escura ocorre antes do início da fase em que a pessoa pode ficar com a pele e os olhos amarelados (icterícia). Os sintomas costumam aparecer de 15 a 50 dias após a infecção e duram menos de dois meses.

 

Transmissão

A transmissão da hepatite A é fecal-oral, ou seja, por contato de fezes com a boca. A doença tem grande relação com alimentos ou água inseguros, baixos níveis de saneamento básico e de higiene pessoal. Outras formas de transmissão são o contato pessoal próximo de pessoas na mesma casa, em situação de rua ou entre crianças em creches; e contato sexual.  

 

Como prevenir

A prevenção da hepatite A inclui:

  • Lavar as mãos sempre após ir ao banheiro, trocar fraldas ou antes do preparo de alimentos; 
  • Lavar com água tratada, clorada ou fervida, os alimentos que são consumidos crus, deixando-os de molho por 30 minutos; 
  • Cozinhar bem os alimentos antes de consumi-los, principalmente mariscos, frutos do mar e peixes; 
  • Lavar adequadamente pratos, copos, talheres e mamadeiras;
  • No caso de creches, pré-escolas, lanchonetes, restaurantes e instituições fechadas, adotar medidas rigorosas de higiene, tais como a desinfecção de objetos, bancadas e chão utilizando hipoclorito de sódio a 2,5% ou água sanitária.
  • Não tomar banho ou brincar perto de valões, riachos, chafarizes, enchentes ou próximo de onde haja esgoto;
  • Evitar a construção de fossas próximas a poços e nascentes de rios;
  • Usar preservativos e higienização das mãos, genitália, períneo e região anal antes e após as relações sexuais.

 

Vacina para a Hepatite A

A vacina é a principal medida de prevenção contra a hepatite A, sendo altamente segura e eficaz. Recomendada a partir dos 12 meses de idade, pode ser aplicada para crianças, adolescentes e adultos.

 

 

Saiba tudo sobre a Hepatite B

A Hepatite B é um dos cinco tipos de hepatite que existem no Brasil. Ela é causada por um vírus e, na maioria dos casos, a Hepatite B não apresenta sintomas, podendo ser diagnosticada décadas após a infecção, com sintomas relacionados a outras doenças do fígado, como fadiga, tontura, náusea/vômito, febre, dor abdominal, amarelamento da pele e dos olhos.

 

Como ocorre a transmissão

O vírus que causa a Hepatite B, chamado HBV, está presente no sangue, na saliva, no sêmen e nas secreções vaginais da pessoa infectada. A transmissão pode ocorrer por:

  • Via perinatal, da mãe para o feto durante a gravidez, parto e após o parto; 
  • Pequenos cortes na pele e nas mucosas; 
  • Uso de drogas injetáveis e transfusões de sangue (risco que quase desapareceu desde que o sangue dos doadores começou a ser rotineiramente analisado).

Relações sexuais também são uma importante rota de transmissão da Hepatite B, que é considerada uma infecção sexualmente transmissível (IST) porque o vírus atinge altas concentrações nas secreções sexuais.

 

Como se prevenir 

A principal forma de prevenir a infecção por Hepatite B é a vacinação. Para crianças, é recomendado tomar quatro doses da vacina no nascimento, 2, 4 e 6 meses de idade. Para a população adulta, o esquema completo geralmente consiste em três doses. 

Outras formas de prevenção são o uso de preservativos em todas as relações sexuais e não compartilhar itens de uso pessoal, como lâminas de barbear, escovas de dente, materiais de manicure e pedicure, equipamentos para uso de drogas, tatuagem e piercing. 

 

Fique de olho no tipo B ou C

As infecções causadas pelos vírus das hepatites B ou C (causado pelo vírus C da hepatite) frequentemente se tornam crônicas e, como nem sempre apresentam sintomas, muitas pessoas desconhecem ter a infecção. Isso faz com que a doença possa evoluir por décadas sem o devido diagnóstico. 

O avanço da infecção compromete o fígado, sendo a causa de fibrose avançada ou de cirrose, que podem levar ao desenvolvimento de câncer e à necessidade de transplante do órgão. Por isso é importante estar com exames em dia e ter atenção aos primeiros sintomas para evitar a evolução da doença. 

 

Saiba mais sobre a Central de Vacinas Unimed

 

Criada para ampliar a cobertura da vacinação na região, a Central de Vacinas Unimed disponibiliza vacinas a clientes e médicos cooperados de todas as idades. São doses que não se encontram disponíveis nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e que podem ser aplicadas em uma estrutura diferenciada e com todo cuidado Unimed que você já conhece! Estão à frente do serviço profissionais de Enfermagem treinados para oferecer qualidade técnica no atendimento, bem como toda a atenção e o cuidado necessários na hora da aplicação das vacinas. 

Outro diferencial da Central de Vacinas Unimed é a sua estrutura de conservação. Com geladeira específica, o espaço garante total controle sobre os produtos e mais segurança para sua saúde! Clique aqui e saiba mais!