Ao longo de todo o mês de setembro assuntos relacionados a prevenção ao suicídio estiveram em todas as mídias, o que é muito válido, já que o maior acesso à informação, redes de apoio e formas de prevenção pode auxiliar quem enfrenta esse problema tão grave. Outro ponto importante de ressaltarmos ainda em setembro é o cuidado com a saúde mental, principalmente onde ela é colocada a prova: no ambiente de trabalho.

 

Doenças como estresse, depressão, ansiedade e burnout são pautas cada vez mais comuns quando se fala de saúde mental. Só no Brasil, conforme uma pesquisa do International Stress Management Association do Brasil (ISMA-BR) realizada em 2018, 72% dos trabalhadores entrevistados diziam estar frequentemente estressados. Dados que mostram o ambiente de trabalho como um dos principais fatores de risco a saúde mental, podendo ter consequências graves em outros campos da vida.

 

Embora esse seja um problema muito mais amplo e que esteja relacionado a velocidade do mundo moderno, existem alguns cuidados que você pode ter para deixar o seu ambiente de trabalho mais saudável para você e seus colegas, colaborando assim para a redução do estresse e de outros problemas no dia a dia.

 

Confira abaixo algumas dicas:

 

No trabalho

- Sempre que possível, organize o seu dia

Ações simples como listar todas as tarefas em aberto, estabelecer prioridades e alguns períodos de descanso rápido ao longo da jornada podem te ajudar a ter um dia menos estressante.

- Estabeleça alguns limites saudáveis

Mesmo com uma rotina acelerada, evite centralizar muitas responsabilidades. Dizer “não” para evitar uma sobrecarga e evitar extrapolar seus próprios limites por períodos frequentes é essencial para garantir uma rotina de trabalho saudável e sustentável.

- Evite desrespeitar o seu horário de descanso

Lembre-se: para que você seja produtivo é preciso que o seu cérebro esteja descansado. Ele tem um limite de energia e concentração para cada área, ou seja, quanto mais tempo você insistir em uma tarefa sem descansar, pior será a sua execução, o que tende a aumentar a ansiedade e o nível de estresse. Por isso, respeite os seus horários e principalmente as suas pausas.

- Colabore e socialize sempre que possível

A grande maioria das tarefas pode ser dividida e executada pelo grande grupo, reduzindo a pressão sobre você e as pessoas da sua equipe. Além disso, a socialização com os seus colegas pode te ajudar enfrentar a jornada de trabalho de forma mais tranquila e sem grandes alterações de humor.

 

Em casa

- Cuide da sua alimentação

Uma alimentação saudável, nutritiva e dentro das janelas corretas, pode te ajudar a ter mais energia e melhorar a sua capacidade de concentração, reduzindo o estresse. Por isso, não pule refeições e mantenha uma dieta saudável.

- Separe momentos para as suas paixões

É muito importante balancear os momentos de trabalho com os passatempos e projetos que você gosta. Não precisa ser algo gigantesco, mas ter algum tempo durante a semana para fazer um passeio, ler um livro, fazer artesanato, cozinhar com calma ou outras atividades que te ajudam a relaxar pode te ajudar levar uma rotina mais leve.

- Conecte-se com outras pessoas

Desenvolver e manter relações fortes com as pessoas à sua volta pode enriquecer o seu cotidiano e oferecer uma boa rede de apoio nos momentos difíceis. A qualidade de nossos relacionamentos pessoais tem um grande efeito sobre nosso bem-estar. Sempre que possível, tire um tempo para aproveitar a companhia dos seus amigos e família, e não sinta medo ou vergonha em pedir ajuda quando precisar. Você nunca está só.

 

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