Dos efeitos imediatos (como o aumento da sensação de bem-estar), até melhorias na saúde a longo prazo, é fato que respirar da maneira correta traz inúmeros benefícios. "Quando utilizamos toda a capacidade respiratória, levamos muito mais oxigênio a todos os tecidos do corpo e eliminamos muito mais dióxido de carbono, produzindo, assim, mais energia vital e desintoxicando o corpo sem acumular resíduos. Esta é a fórmula para a vitalidade", diz a Mestre de Yoga Ranise Silveira, diretora do Centro de Yoga Satyadhara.
Com mais vitalidade e todos os tecidos nutridos, ficamos menos propensos a doenças e desordens, tornando nossa vida muito mais criativa e produtiva. Está claro que a respiração correta ajuda (e muito) no desempenho de tarefas do dia a dia, certo?
Se você ficou interessado em saber mais, confira algumas dicas separadas pela mestre Ranise e comece a prática hoje mesmo! Você vai ver que começar é mais simples do que parece.
O que fazer x o que não fazer
Primeiro, é importante saber que respiração certa ocorre somente pelo nariz, movimentando toda a musculatura envolvida no processo respiratório: abdome, diafragma e intercostais. "Não devemos pensar no processo, apenas sentir o que estamos fazendo", complementa Ranise.
Como começar
Inicie a prática com um exercício simples de consciência e controle respiratório: primeiro inale o ar até esgotar a capacidade pulmonar e exale até esvaziar completamente. Faça isso de olhos fechados por 5 vezes. Depois faça a mesma coisa porém levando 4 segundos para inalar e 4 segundos para exalar, por 5 vezes também. O exercício pode ser feito 3 vezes por dia.
E como saber se estou acertando?
Uma boa dica, segundo a especialista, é praticar Yoga, uma vez que as técnicas regulam a respiração e trazem consciência respiratória de forma natural.
Agora que você já sabe mais sobre os benefícios da respiração correta, não se esqueça de acompanhar nosso blog e outros canais para ficar por dentro de todas as novidades e conteúdos da Unimed Nordeste-RS!