Você piscou e ele já está aí de novo. Lá vem o inverno e, com ele, os rituais típicos da época mais fria do ano. É hora de tirar os casacos do armário, ver se as vacinas estão em dia, preparar aquela sopa quentinha e nutritiva. E, se a imunidade estiver em dia, ter disposição para apreciar as delícias da estação, como lagartear no sol degustando uma bergamota bem docinha.

 

Leia também: 7 maneiras de minimizar as doenças respiratórias infantis no inverno

 

Para te mostrar como aproveitar tudo que o inverno tem a oferecer, com saúde e bem-estar, trazemos um novo Unibook com várias dicas simples, perfeitas para incluir na sua rotina. Você vai ver que dividimos o conteúdo em seis áreas de cuidado: prevenção, alimentação, chás e sopas, disposição, atividade física e imunidade.

 

Lembramos que os cuidados valem tanto para as crianças quanto para os adultos. Afinal, independentemente da estação, o que mais queremos é viver a vida com mais saúde para a família toda. Não é verdade?

 

Assim, tendo tudo isso em mente, apresentamos nosso novo Unibook focado em prevenção no inverno, com todo o carinho e cuidado especialmente para você. Clique aqui para baixar agora. Boa leitura!


Começando pela prevenção

 

Rinite, sinusite... Haja “ite” nessa estação! A baixa umidade, ar frio, contato com ácaros de roupas guardadas, ambientes fechados e ventilação reduzida facilitam a transmissão de vírus, bacilos e fungos, agentes causadores das doenças típicas do inverno. Para prevenir esses problemas, confira as dicas abaixo:

 

• Lave suas mãos diversas vezes por dia com água e sabão ou higienize com álcool gel;

 

• Não compartilhe objetos de uso pessoal;

 

• Ao espirrar ou tossir, cubra a boca e o nariz. Prefira usar lenço de papel descartável ao fazer isso;

 

• Evite frequentar espaços fechados e com excesso de pessoas. Se for necessário, busque deixar o ambiente o mais ventilado e arejado possível;

 

• Ao apresentar sintomas gripais, evite contato com outras pessoas, especialmente idosos e recém-nascidos;

 

• Higienize os brinquedos das crianças frequentemente e, no caso das mães com bebês ainda lactentes, mantenha a amamentação exclusiva com leite materno (se possível);

 

• Mantenha uma dieta rica em frutas e verduras e não se esqueça de beber água, pois fortalece a imunidade, que é uma grande aliada do nosso organismo não só no inverno, mas em todas as estações.

 

O trio da imunidade

 

Nenhum alimento sozinho tem o poder de curar doenças, mas vale a pena investir em alguns que vão te ajudar a passar pelo período mais resistente:

 

Cúrcuma: é anti-inflamatória, antioxidante, antisséptica, cicatrizante e tem como um dos seus princípios ativos a curcumina, que ajuda na imunidade.

 

Limão: nesse caso, o principal nutriente atuando na imunidade é a vitamina C. O limão tem ação antioxidante, alcalinizante e expectorante.

 

Mel: também tem ação anti-inflamatória, antisséptica e cicatrizante. Além de melhorar a imunidade, ajuda a reduzir a tosse, pois forma uma camada protetora na garganta. A geleia real também funciona como um coadjuvante na imunidade. É encontrada em cápsulas ou in natura em lojas de produtos naturais. Mas atenção: diabéticos não devem consumir mel, pois ele aumenta consideravelmente a glicemia.

 

Gostou das dicas? Tem muito mais! Baixe o Unibook agora e garanta todos os conhecimentos necessários para atravessar o inverno com mais saúde. Clique aqui para baixar.

 

Leia também: confira todos os nossos Unibooks gratuitos