Com a correria do dia a dia, nem sempre fazemos as escolhas mais saudáveis, caindo na tentação dos alimentos ultraprocessados, que, a longo prazo, podem aumentar o risco de obesidade e problemas de saúde. Fazer a sua própria marmita da semana pode ser a solução para driblar a vida atarefada, ter uma alimentação mais saudável e cuidar melhor da sua saúde. Confira a seguir algumas dicas para preparar de forma inteligente as suas refeições e não deixe de conferir, ao final, o Unibook de Marmitas da Unimed Nordeste-RS, repleto de dicas e receitas saudáveis.

 

Veja também: 5 dicas para planejar melhor as suas refeições e ter uma alimentação mais saudável

 

Benefícios de preparar sua própria marmita

Além da praticidade, preparar as suas próprias refeições pode trazer muitos benefícios para o seu dia a dia e a sua saúde, como:

 

Refeições de melhor qualidade

Ao preparar suas próprias refeições, você se torna mais seletivo na escolha dos ingredientes. Isso significa que você pode optar por ingredientes frescos, sem conservantes e naturais, o que traz para sua rotina refeições mais saudáveis e saborosas. Além disso, ao planejar suas refeições, você pode escolher alimentos orgânicos sempre que possível e incorporar produtos integrais ricos em fibras, que promovem a saciedade.

 

Maior consciência alimentar

Planejar suas refeições lhe dá a oportunidade de acompanhar de perto o que você está consumindo. Isso aumenta sua consciência da importância dos alimentos para a sua saúde e qualidade de vida, ajudando a tomar melhores decisões.

 

Mais economia

Se feito da maneira correta, cozinhar em casa pode ser mais econômico do que comer fora todos os dias. Isso traz um controle maior dos seus custos, evita desperdícios e abre espaço no orçamento para aquele jantar especial com a família de vez em quando.

 

Redução de sal e substâncias nocivas

Cozinhar em casa permite controlar a quantidade de sal e condimentos ultraprocessados em suas refeições. Assim, você pode reduzir a dependência de realçadores de sabor ricos em sódio, usando temperos e ervas naturais. A sua saúde e o seu coração agradecem!

 

Como montar uma marmita mais saudável

Montar uma marmita nutritiva e saudável não é uma tarefa difícil. Você não precisa preparar uma refeição nova todos os dias, já que a maioria das receitas pode ser congelada e consumida ao longo da semana, proporcionando praticidade e economia de tempo. Basta, apenas, tomar alguns cuidados na hora de decidir o cardápio, explorando alimentos saudáveis, balanceando bem a proporção de carboidratos, proteínas e legumes e evitando frituras (opte por grelhar, assar ou cozinhar). Esses pequenos cuidados no dia a dia não só tornam a sua comida mais saudável, mas também mantêm o sabor e a textura da sua refeição por muito mais tempo.

 

Confira 7 dicas para montar a sua marmita com mais inteligência:

1. Planeje seu cardápio da semana para evitar depender de restaurantes e fast foods;

2. Faça uma lista de compras antes de ir ao supermercado, evitando compras impulsivas;

3. Opte por produtos orgânicos e integrais sempre que possível;

4. Higienize bem os alimentos e mantenha uma boa higiene na cozinha;

5. Evite o excesso de sal usando temperos naturais;

6. Varie nas escolhas de alimentos e métodos de preparo, dessa forma você evita "enjoar" e recorrer a fast foods;

7. Use uma bolsa térmica para manter a temperatura correta dos alimentos durante o transporte.

 

Quer dar um “pulinho” em um restaurante no meio da semana?

Um restaurante é sempre uma ótima pedida quando não for possível levar sua marmita ou bater aquela vontade de comer algo diferente. Essa "escapadinha" não precisa ser um momento em que você foge da sua dieta, mas sim uma aliada na hora de variar o seu cardápio. Confira algumas dicas:

 

- Prefira restaurantes que preparam refeições na hora, como os que vendem comida por quilo.

- Monte o seu prato de forma equilibrada, nunca esquecendo dos legumes, verduras e hortaliças.

- Evite adicionar mais sal às refeições já prontas.

- Se possível, opte por alimentos integrais.

- Escolha carnes magras e grelhadas, assadas ou cozidas.

- Evite consumir líquidos durante as refeições.

 

Agora que você conhece os benefícios de fazer sua própria marmita, que tal explorar mais dicas e receitas saudáveis? Baixe o Unibook de Marmitas da Unimed Nordeste-RS, nele você irá encontrar mais dicas de como ter uma alimentação mais saudável sem deixar de lado o sabor e a praticidade!