O dia 28 de julho é conhecido por ser o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Nesse contexto, outros vírus cujo combate é realizado através da vacina – caso do HPV – também entram em discussão. Você já se perguntou qual a melhor forma de se proteger contra essas doenças?

 

Para esclarecer essas e outras dúvidas, conversamos com Leila Reckziegel, enfermeira responsável técnica da Central de Vacinas/Medicina Preventiva da Unimed Nordeste-RS. Confira!

 

O que é o HPV?

O HPV (papilomavírus humano) é uma infecção sexualmente transmissível que, muitas vezes, não causa sintomas. Quando eles aparecem, podem provocar verrugas genitais, tanto nos homens quanto nas mulheres. Existem mais de 100 tipos de HPV, sendo que cerca de 40 deles afetam a região genital. Pelo menos 13 podem levar ao câncer de colo do útero, vagina, ânus, vulva e pênis e, em caso de sexo oral, aumentam também o risco de tumores na orofaringe e na boca. 

 

Os vírus HPV são encontrados na região da vagina, ânus, pênis, bolsa escrotal e mãos. Assim, a transmissão se dá pelo contato da pele ou mucosa com a área infectada, o que é mais frequente durante a prática do sexo, mesmo sem penetração. A prevenção das doenças causadas pelos HPVs depende essencialmente da vacinação.

 

E o que são hepatites virais?
As hepatites virais são infecções que atingem o fígado, sendo, na maior parte, silenciosas. Podem se manifestar por meio do cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. As vacinas contra a hepatite A e contra hepatite B são altamente eficazes e seguras e são a principal medida de prevenção contra essas infecções.

 

Quais são as vacinas necessárias para nos imunizarmos contra o HPV e as hepatites virais? Elas estão disponíveis na Central de Vacinas Unimed?
HPV: é a vacina quadrivalente, que previne as lesões genitais pré-cancerosas de colo do útero, vulva e vagina; câncer do colo do útero em mulheres e verrugas genitais em mulheres e homens, relacionados ao HPV 6, 11, 16 e 18.

Hepatite A: protege contra a hepatite A.

Hepatite B: protege contra hepatite B.

Hepatite A/B combinada: protege contra os tipos de hepatite A e B.

 

Se você tem dúvidas sobre essas ou outras vacinas, não sabe se já tem os esquemas vacinais completos ou gostaria de uma avaliação de sua caderneta vacinal, pode solicitar todo o suporte da **Central de Vacinas Unimed**, através do WhatsApp (54) 99112-8510.

 

Qual a recomendação para tomar essas vacinas? Quem deve tomá-las e com que idade? 

HPV: a vacinação é recomendada para meninos e meninas a partir dos 9 anos de idade, fase em que a resposta às vacinas é muito mais alta e quando ainda não houve contato com o vírus. Mas as pessoas até os 45 anos (infectadas ou não) também se beneficiam, uma vez que as vacinas contêm mais de um tipo de HPV em sua formulação. São necessárias três doses (0, 2 e 6 meses).

 

Hepatite B: vale para pessoas de todas as faixas etárias. Faz parte da rotina de vacinação das crianças, devendo ser aplicada, de preferência, nas primeiras 12-24 horas após o nascimento, para prevenir hepatite crônica – forma que acomete 90% dos bebês contaminados ao nascer. São três doses (0,1 e 6 meses).

 

Hepatite A: a partir dos 12 meses, são duas doses (0 e 6 meses).

 

É preciso fazer reforço da vacina?

Uma vez completo o esquema vacinal, não é necessário repetir a vacina.

Outras dicas importantes para nos prevenirmos contra o HPV e as hepatites virais:
 


Além da aplicação das vacinas, você deve:

- Lavar as mãos com frequência, especialmente após ir ao banheiro, trocar fraldas e antes do preparo de alimentos;
- Utilizar água tratada, clorada ou fervida para lavar os alimentos que são consumidos crus;
- Cozinhar bem os alimentos antes de consumi-los;
- Lavar adequadamente pratos, copos, talheres e mamadeiras; 
- Não tomar banho ou brincar perto de valões, riachos, chafarizes, enchentes ou próximo de onde haja esgoto; 
- Evitar a construção de fossas próximas a poços e nascentes de rios; 
- Usar preservativo em todas as relações sexuais; 
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, tais como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, material de manicure e pedicure, equipamentos para uso de drogas, tatuagem e colocação de piercings. 

 

Agora que você já sabe mais sobre como se prevenir dessas doenças virais, não se esqueça de acompanhar nosso blog e outros canais para ficar por dentro de todas as novidades e conteúdos da Unimed Nordeste-RS!