Em meio ao dia a dia caótico das grandes cidades, cuidar da saúde mental é cada vez mais necessário e fundamental para uma vida equilibrada e feliz.
E, salvo em quadros mais graves e que necessitam de atenção profissional, atitudes simples como praticar mais exercícios físicos e adotar uma alimentação balanceada já ajudam a manter um bom humor e o cérebro saudável e tranquilo.
Pequenas mudanças que são o foco do Mês Unimed, uma série especial de conteúdos com orientações e dicas práticas para te ajudar a mudar hábitos e buscar uma melhor qualidade de vida. Confira alguns conteúdos já disponíveis:
- Aprenda a manter uma alimentação saudável no dia a dia;
- Como começar e manter uma rotina de exercícios físicos;
Mas afinal, como manter a saúde mental em meio aos desafios do dia a dia?
Buscar hábitos mais saudáveis nem sempre é fácil. Seja por causa do trabalho, cansaço, estresse ou falta de sono, às vezes “entramos no automático” e esquecemos de cuidar da nossa saúde mental, o que pode afetar seriamente a nossa vida a médio e longo prazo.
Felizmente, assim como em qualquer mudança de hábito, existem algumas práticas simples que podem ser iniciadas hoje mesmo e que vão te ajudar a manter a mente saudável e equilibrada.
Confira abaixo sete dicas de nossos especialistas para adotar hábitos mais saudáveis e cuidar da sua saúde mental:
1 - Aprenda a relaxar
O estresse é uma parte natural da vida, mas quando se torna excessivo, pode ser prejudicial à saúde mental. É importante aprender a se desconectar e relaxar de vez em quando para permitir que o cérebro descanse.
2 - Separe momentos para se distrair
Além de relaxar, é importante buscar hobbies e projetos pessoais. Eles são uma ótima maneira de se distrair e descansar a mente. Ler um livro, fazer artesanato, passear no parque ou praticar fotografia são algumas opções que você pode começar hoje mesmo.
3 - Durma bem
A qualidade do sono é outra questão fundamental para a saúde mental. Dormir pelo menos sete horas por noite e manter uma rotina de sono regular ajuda a fortalecer a memória e as funções cognitivas, além de melhorar a sua qualidade de vida.
Saiba mais: Confira dicas para dormir melhor e elevar a qualidade de vida
4 - Cultive o bom humor
O bom humor é uma ferramenta poderosa para melhorar o bem-estar mental. Se esforçar para manter um estado de espírito mais leve e feliz, mesmo diante de situações estressantes e frustrantes, pode ser uma tarefa difícil, mas é altamente recompensadora no longo prazo.
5 - Cuide do seu corpo e mente
Como vimos, saúde física e mental estão intimamente relacionadas. Por isso, é importante manter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas regulares e cuidar da saúde em geral.
Se você tem dificuldade de incluir esses hábitos em sua rotina, vale a pena conferir esse passo a passo para mudar velhos hábitos e mudar de vida.
6 - Desenvolva e mantenha relacionamentos fortes
Desenvolver e manter relacionamentos saudáveis com amigos e familiares pode ter um impacto positivo na sua saúde mental. Uma vida social ativa ajuda a melhorar o desempenho cognitivo e prevenir o isolamento (algo muito nocivo, especialmente na terceira idade).
7 - Compartilhe interesses e desafie seu cérebro
Fazer parte de um grupo ou clube que compartilha dos mesmos interesses pode ser uma ótima maneira de estimular o cérebro e aumentar a interação social. Aprender algo novo, como uma língua estrangeira ou um instrumento musical vai te ajudar a aumentar a sua flexibilidade mental.
E aí, vamos dar o primeiro passo?
Mudar 1 hábito não é fácil, mas é possível, e nós queremos te ajudar nisto! Baixe o nosso Planner de controle de hábitos e receba dicas exclusivas sobre o hábito que você quer mudar!