Mindfulness ou atenção plena, traduzindo para o português, nada mais é que um estado de presença no aqui e agora, incluindo uma percepção consciente dos seus sentimentos, sensações e ambiente.

Há décadas, o mindfulness é considerado um grande aliado da qualidade de vida e saúde mental. Incluir a prática da atenção plena na rotina é ideal para quem busca viver com menos inquietação e mais presença. A mente deixa de “viajar” e alimentar especulações inúteis para focar no que realmente é importante.

A prática da atenção plena ajuda também a gerir a quantidade de estímulos recebidos durante o dia e evitar o esgotamento emocional. Esta é uma habilidade importante a ser desenvolvida na sociedade atual com suas exigências de estar sempre por dentro de tudo que acontece e de forma hiperconectada.

Segundo Jon Kabat-Zinn, professor Emérito de Medicina e diretor fundador da Clínica de Redução do Stress e do Centro de Atenção Plena em Medicina, médico que foi pioneiro em utilizar a técnica como um método terapêutico, atenção plena foi definida como: habilidade de concentração no momento atual, de forma intencional, e sem julgamento. Considerando que as pessoas funcionam muito num modo que o autor chama de “piloto automático”, a intenção da prática de atenção plena seria exatamente trazer a atenção plena para a ação no momento atual.


Mas como praticar a atenção plena?

Você pode praticar enquanto come, trabalha, executa afazeres diários ou faz alguma atividade de lazer. Se ainda não sabe o momento mais apropriado da sua rotina para isso, veja algumas maneiras para incorporá-la de forma natural em sua vida:


Preste atenção na sua respiração

Aqui a ideia é que você consiga perceber como o ar entra e sai durante a respiração. Com essa prática, que pode ser feita assim que acordar e ao longo do seu dia, você irá conseguir perceber como a respiração se altera e como ela interfere no seu comportamento. O encontro com a sua respiração também é um encontro consigo.


Exercite a sua capacidade de ouvir

Quantas vezes você já concordou ou discordou de algo que alguém está falando, antes mesmo que essa pessoa termine de falar? A atenção plena propõe que você escute, absorva e pense no que está sendo dito, antes de emitir uma fala mergulhada no julgamento ou até mesmo pouco alinhada com o que você de fato gostaria de dizer.


Repare na sua forma de comer

Comer não é apenas o ato de satisfazer algum desejo ou de se manter vivo, por isso, tenha calma ao se alimentar, repare quais os cheiros e texturas daquilo que está te alimentando, cuide da sua mastigação e perceba o trabalho do seu corpo durante a refeição.


Perceba como você anda

Você já reparou como você anda? E como você corre? Durante essa atividade tão rotineira, nem nos damos conta de como estamos pisando, respirando, caminhando ou correndo. O ato de andar parece simples, mas ele envolve diversas partes do seu corpo, então que tal perceber qual a sua atitude?


Hábitos rotineiros

Todo mundo faz xixi, toma banho e escova os dentes todos os dias, mas você já percebeu aonde vai o seu pensamento enquanto pratica essas ações? E por que não se concentrar somente em executar essas atividades, sem pensar em outras tarefas passadas ou que ainda nem aconteceram?


Perceba o ambiente em que você está

A vida é convivência diária com múltiplas personalidades, humores e estados de espírito. Por isso, sinta o que está ao seu redor e tenha respostas mais conectadas com seus valores de vida. Observe as cores, as formas e os diferentes contextos dos ambientes. Qual foi a última vez que você observou um ambiente de forma genuína e curiosa?


Faça breves pausas

A gente corre tanto que esquece de absorver as sensações e benefícios do que acabamos de executar e já partimos para a próxima. Ter proatividade ajuda a ter mais dinamismo, mas também nos deixa cegos para comemorar pequenas conquistas ou aprender com possíveis erros.

Lembre-se: tudo que você precisa para aderir as práticas de atenção plena está a sua disposição, tão simples e acessível como o ar que você respira neste exato momento. Basta aproveitar e desfrutar deste estado de presença!


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Williams, Mark. Atenção plena / Mark Williams, Danny Penman; Rio de Janeiro: Sextante,2015.
Goleman, Daniel. Foco: A atenção e seu papel fundamental para o sucesso, Editora Objetiva.